segunda-feira, 26 de março de 2012

Vagas Concurso Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (AGERSA) - ES




A AGERSA - Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim - ES, divulga e estabelece normas para a abertura de inscrições para realização de CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS OBJETIVAS, de caráter eliminatório e classificatório, e de PROVAS DE TÍTULOS de caráter classificatório, para provimento de 14 (quatorze) vagas existentes no quadro da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim - AGERSA, com base na Lei n° 6.537 de 12 de agosto de 2011, as que vagarem ou forem criadas durante o prazo de validade deste concurso, em consonância com as legislações Federal, Estadual e Municipal.
1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 - A nomenclatura dos cargos, requisitos para contratação, escolaridade exigida, carga horária semanal, vencimentos com valores de março de 2012 seguem discriminados no ANEXO I do presente edital.
1.2 - O CONCURSO PÚBLICO será coordenado pela Comissão de Acompanhamento e Fiscalização, instituída pelo Prefeito Municipal Sr. Carlos Roberto Casteglione Dias, por meio do Decreto nº. 22.635 de 16 de fevereiro de 2012, sob responsabilidade técnica especializada da empresa GUALIMP - Assessoria e Consultoria, observadas as seguintes condições:
1.2.1 - A Comissão de Acompanhamento e Fiscalização deverá acompanhar todas as etapas da elaboração e julgamento do certame.
1.2.2 - Compete ao Diretor-Presidente da AGERSA, a homologação do resultado do Concurso, à vista do dossiê apresentado pela empresa e referendado pela Comissão de Acompanhamento e Fiscalização.
1.3 - O Edital contendo todas as regras do referido Concurso, na íntegra, está publicado nos endereços eletrônicoswww.gualimp.com.br e www.agersa.es.gov.br, onde poderá ser baixado GRATUITAMENTE pela população em geral.
1.4 - Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, até a data da prova, circunstância que será mencionada em Edital ou Comunicado Público a ser publicado nos endereços eletrônicos www.gualimp.com.br ewww.agersa.es.gov.br.
2. - DAS INSCRIÇÕES
2.1 - As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, no período entre 0 horas do dia 22 de MARÇO de 2012 e 23 horas e 59 minutos do dia 09 de ABRIL de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.
2.1.1 - As informações prestadas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a GUALIMP ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA, do direito de excluir do Concurso Público aquele que não processar corretamente sua inscrição.
2.2 - Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital, que poderá ser obtido gratuitamente pelos endereços eletrônicos www.gualimp.com.br e www.agersa.es.gov.br, e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.
2.3 - Uma vez efetivada a inscrição, não será permitida, em nenhuma hipótese, a sua alteração no que se refere à opção de cargo pretendido, observado o quadro abaixo:
NÍVEL ESCOLARIDADE
VALOR INSCRIÇÃO
NÍVEL SUPERIOR
R$ 80,00
NÍVEL MÉDIO
R$ 50,00
2.3.1 - A taxa deverá ser recolhida observados os valores constantes no quadro acima, mediante BOLETO BANCÁRIO emitido no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, no período especificado no item 2.1.
2.3.2 - O pagamento do boleto bancário poderá ser efetuado em qualquer estabelecimento bancário, ou via internet, observado código de barras existente no boleto bancário, até o dia 10 de ABRIL de 2012, cientes de que pagamentos efetuados após a data fixada para término não serão considerados para efeitos de confirmação de inscrição sob qualquer condição ou pretexto.
2.3.3 - Em nenhuma hipótese haverá devolução da importância paga, a título de ressarcimento das despesas com material e serviços necessários a realização do certame, mesmo nos casos de desistência, perda de prazo, indeferimento ou cancelamento de inscrição.
2.4 - No ato da inscrição, o candidato deverá satisfazer as exigências contidas no item 3 deste Edital, preenchendo corretamente o cadastro, que constará de declaração de inteiro conhecimento e aceitação das normas e exigências estabelecidas neste Edital, sob pena de nulidade, dispondo a empresa organizadora do direito de excluir do concurso público aquele que não preencher o formulário de forma correta, ou utilizar de meios escusos.
2.5 - Não será permitida, sob qualquer pretexto, a inscrição condicional por correspondência ou fax, nem documentos enviados por fax.
2.6 - Ao preencher o Requerimento de Inscrição, o candidato emitirá um BOLETO BANCÁRIO, e após confirmado o pagamento, sua inscrição será confirmada, e o candidato poderá retirar o seu Cartão de Inscrição observado o item 5.
2.7 - Caso não seja confirmado o pagamento, o Requerimento de Inscrição será automaticamente indeferido.
2.8 - A Gualimp - Assessoria e Consultoria e o Município de Cachoeiro de Itapemirim e a AGERSA, não se responsabilizarão por Requerimento de Inscrição não recebido por falha de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação e ou outros fatores de ordem técnica e operacional que impossibilitarem a transferência dos dados, ou impressões de outras informações.
2.9 - Confirmada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração dos cargos, seja qual for o motivo alegado.
2.10 - O encerramento das inscrições se dará no dia 09 de ABRIL de 2012 às 23:59:59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos e cinquenta e nove segundos) horário de Brasília, no endereço eletrônicowww.gualimp.com.br, sendo que o pagamento deverá ser efetuado até o dia 10 de ABRIL de 2012, cientes de que pagamentos efetuados após a data fixada para término não serão considerados para efeitos de confirmação de inscrição sob qualquer condição ou pretexto.
2.11 - Os conteúdos a serem estudados, são os constantes no ANEXO II.
2.11.1 - As atribuições dos cargos são as constantes no ANEXO III.
2.12 - O candidato poderá se inscrever para mais de 1 (um) cargo, observado do cronograma de provas conforme ANEXO IV, mas a AGERSA e a empresa Gualimp Assessoria e Consultoria não se responsabilizarão por eventuais coincidências de datas e horários de provas ou quaisquer outras atividades, e caso ocorram, o candidato deverá optar por apenas 1 (um) cargo.
2.12.1 - O candidato que se inscrever para mais de um cargo, só poderá fazer uma única prova por turno, mesmo que as outras provas de suas inscrições sejam selecionadas na mesma sala ou local de realização, sob pena de ter todos os Cartões Respostas preenchidos anulados.
2.13 - Caso o candidato faça uma prova em cada turno, e seja aprovado em dois cargos, o candidato deverá, no ato da Posse, assinar Termo de Renúncia, manifestando a sua renúncia a um dos cargos, respeitada a exceção do Art. 37, Inciso XVI, alíneas "a", "b" e "c", e inciso XVII da Constituição Federal.
2.14 - DA ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO
2.14.1 - Poderá solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição para o concurso público ora divulgado, APENAS PARA 01 (UM) CARGO, o candidato comprovadamente de baixa renda, amparados(as) pelo Decreto n.º 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União, de 3 de outubro de 2008, ou pelas leis n°s 4.141/95 e 5.937/07, que:
a) Estiver inscrito(a) no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007; e
b) For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n.º 6.135, de 2007;
c) Estiver desempregado ou tiver renda familiar inferior a 02 (dois) salários mínimos, nos termos da Lei n.º 4.141/95; e
d) For doador de sangue, nos termos da Lei n.º 5.937/07.
2.14.1.1 - O candidato poderá solicitar isenção de taxa para apenas 01(um) cargo, sob pena de ter todas suas solicitações indeferidas.
2.14.2 - O candidato interessado na isenção da taxa de inscrição, que se enquadrar dentro dos requisitos exigidos nas alíneas "a" e "b" do item 2.14.1, deverá obrigatoriamente preencher, o Requerimento de Isenção no período de 22 a 26 de MARÇO do ano de 2012, no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, por meio do aplicativo de inscrição, no qual indicará o Número de Identificação Social - NIS atribuído pelo CadÚnico do Governo Federal e firmará declaração de que atende à condição estabelecida na letra "b".
2.14.3 - O candidato interessado na isenção da taxa de inscrição, que se enquadrarem na condição estabelecida nas alíneas "c" e "d" do item 2.14.1, deverão obrigatoriamente preencher o Requerimento de Isenção, no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, por meio do aplicativo de inscrição, imprimir uma cópia do requerimento e protocolar na sede da AGERSA - Rua Professor Quintiliano de Azevedo, 31, 6° andar, edifício Guandu Center, Guandu - Cachoeiro de Itapemirim, no período de 22 a 26 de MARÇO do ano de 2012, nos dias úteis, no horário de 8h às 11h e de 13h às 17h, em envelope lacrado, com menção em destaque, "ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO", juntamente com os seguintes documentos comprobatórios:
a) Para condição de Desempregado - Cópia, devidamente autenticada, da CTPS, especificamente na parte do registro do último emprego ou cópia da mesma sem registro algum;
b) Para condição de Renda Familiar inferior a 02 (dois) salários mínimos - Declaração de pobreza assinada de próprio punho contendo a ciência das penas legais, nos termos da Lei Federal nº. 7.115/1983.
c) Para condição de Doador de Sangue - Comprovar haver doado sangue no mínimo 02 (duas) vezes no período de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, contados da data de abertura das inscrições, mediante apresentação de carteirinha de doador ou declaração original expedida pela entidade coletora de sangue.
2.14.3.1 - Os documentos comprobatórios deverão ser entregues, em envelope lacrado, com menção em destaque, "ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO", nos dias e horário determinado no item anterior.
2.14.3.2 - O simples protocolo da documentação não garante ao interessado a isenção de pagamento da taxa de inscrição, ficando esta sujeita a análise e deferimento nos termos do presente edital.
2.14.3.3 - O candidato é responsável pela veracidade das informações prestadas e pela autenticidade da documentação apresentada, sob as penas da lei, cabendo à Gualimp - Assessoria e Consultoria Ltda a análise do atendimento aos requisitos e eventual indeferimento dos pedidos em desacordo, podendo, em caso de fraude, omissão, falsificação, declaração inidônea, ou qualquer outro tipo de irregularidade, rever a isenção.
2.14.4 - Não serão analisados os pedidos de isenção sem indicação do número do NIS e, ainda, aqueles que não contenham informações suficientes para a correta identificação do candidato na base de dados do Órgão Gestor do CadÚnico.
2.15 - A Gualimp consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo(a) candidato(a).
2.16 - O preenchimento do requerimento de isenção não garante ao interessado a isenção de pagamento da taxa de inscrição, ficando esta sujeita a análise e deferimento nos termos do presente edital.
2.17 - O candidato é responsável pela veracidade das informações prestadas no requerimento de isenção, sob as penas da lei, cabendo à Gualimp - Assessoria e Consultoria a análise do atendimento aos requisitos e eventual indeferimento dos pedidos em desacordo, podendo, em caso de fraude, omissão, falsificação, declaração inidônea, ou qualquer outro tipo de irregularidade, rever a isenção.
2.18 - Constatada a ocorrência de tais hipóteses, serão adotadas medidas legais contra os infratores, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do artigo 10 do Decreto n.º 83.936, de 6 de setembro de 1979.
2.19 - Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição via fax e/ou via correio eletrônico.
2.20 - Cada pedido de isenção será analisado e julgado pela Gualimp - Assessoria e Consultoria Ltda., observadas as exigências do presente edital.
2.21 - O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 04 de ABRIL de 2012, pela internet, nos endereços eletrônicos www.gualimp.com.br e www.agersa.es.gov.br.
2.22 - O candidato disporá, unicamente, de 02 (DOIS) dia para contestar o indeferimento, exclusivamente mediante preenchimento de formulário digital, que estará disponível no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, sendo que após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão. O recurso deverá ser enviado até as 23h59min do segundo dia da publicação, considerando-se o horário de Brasília.
2.23 - Os candidatos que tiveram seu pedido de isenção julgado indeferido deverão observar os seguintes procedimentos:
a) Processar sua inscrição no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, no período de 04 a 09 de ABRIL de 2012, e efetuar o pagamento, por meio de Boleto Bancário conforme subitens 2.3.1 e 2.10, do presente edital.
2.24 - O interessado que tiver seu pedido de isenção indeferido e não efetuar o Requerimento de Inscrição, na forma e no prazo estabelecido no subitem anterior não será considerado inscrito no concurso público.
3. - DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
3.1 - O Candidato deverá preencher a seguinte exigência para sua inscrição neste Concurso:
I. Ter preenchido o Requerimento de Inscrição, que deverá ser realizado exclusivamente no endereço eletrônicowww.gualimp.com.br, por meio do aplicativo de inscrição.
4. - DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
4.1 - Não serão reservadas vagas para os portadores de necessidades especiais (PNE) para este edital, observado os termos da decisão do Supremo Tribunal Federal MS 26310 de 20 de setembro de 2007.
4.2 - Caso sejam necessárias condições especiais para o candidato submeter-se à realização das provas e demais exames previstos neste Edital, o candidato deverá solicitá-las por escrito no ato da inscrição, justificando os motivos de sua solicitação, sob pena de não terem provas especiais preparadas.
4.2.1 - O candidato com dificuldade de locomoção deverá indicar sua condição, informando no Requerimento de Inscrição se utiliza cadeira de rodas ou se necessita de local de fácil acesso, ou qualquer outra necessidade que seja.
4.2.2 - Os portadores de deficiência visual poderão optar em prestar provas mediante auxílio de um leiturista devidamente credenciado pela empresa realizadora do concurso ou através da utilização de provas ampliadas, observado o item 4.2.
4.2.2.1 - No caso do leiturista, este transcreverá as respostas para o candidato, não podendo a empresa posteriormente ser responsabilizada por parte do candidato, sob qualquer alegação, por eventuais erros de transcrição provocados pelo leiturista.
4.2.2.2 - Os demais candidatos não poderão reivindicar o possível beneficiamento por parte do leiturista ao candidato portador de deficiência visual, exceto durante a realização das provas.
4.2.3 - A relação dos candidatos que tiveram o seu atendimento especial deferido será divulgada no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, na data provável de 30 de ABRIL de 2012.
4.2.4 - O candidato disporá de um dia a partir da data de divulgação da relação citada no subitem anterior para contestar o indeferimento via e-mail, no endereço eletrônico www.gualimp.com.br. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.
4.2.5 - A solicitação de condições ou recursos especiais será atendida, em qualquer caso, segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.
4.3 - As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal N° 3.298/99, particularmente em seu art. 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e a nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no referido artigo, §§ 1° e 2°, deverão ser requeridos observado o item 4.2.
5. DO CARTÃO DE INSCRIÇÃO:
5.1 - O Cartão de Inscrição é o documento que determina DEFINITIVAMENTE o dia, horário e o local em que o candidato deverá apresentar-se para a realização das provas objetivas, que deverá ser retirado no endereço eletrônico www.gualimp.com.br a partir de 02 de MAIO de 2012.
5.1.1 - Para o acesso ao local de prova o candidato deverá apresentar o Documento de Identidade original, de reconhecimento nacional, que contenha fotografia, sendo a sua apresentação INDISPENSÁVEL, sob pena de não poder adentrar na sala para realizar a prova.
5.1.2 - Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997).
5.1.3 - Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
5.1.4 - Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.
5.1.5 - Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no subitem 5.1.1 deste edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do concurso público.
5.1.6 - Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 90 (noventa) dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados e de assinaturas.
5.1.7 - Não serão aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos que impossibilitem a identificação do candidato, bem como a verificação de sua assinatura.
5.1.8 - O documento deverá estar em perfeita condição, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato (retrato e assinatura).
5.2 - É obrigação do candidato, conferir no Cartão de Inscrição, seu nome, o cargo, o número do documento de identidade utilizado na inscrição e a sigla do órgão expedidor. Em caso de erro de digitação, detectado posteriormente, o candidato deverá comunicar imediatamente à Gualimp - Assessoria e Consultoria para a devida correção, no endereço: Rua Manoel Alves de Siqueira, 41, Bairro Bela Vista, Guaçuí-ES - CEP 29.560-000 - Telefax: (28) 3553-0291 ou (28) 8809-0291, sob pena de nulidade dos atos que porventura possam causar lesão aos demais candidatos.
5.3 - As reclamações referentes ao CARTÃO DE INSCRIÇÃO serão aceitas até às 17h00min do dia 11 de MAIO de 2012, via email e pelos telefones (28) 3553-0291 (28) 8809-0291.
6. DAS ETAPAS DO CONCURSO PÚBLICO
6.1 - O concurso será realizado em 2 (duas) etapas distintas, observado o seguinte:
6.1.1 - A PRIMEIRA ETAPA é constituída de prova objetiva de caráter ELIMINATÓRIO e CLASSIFICATÓRIO para todos os cargos.
6.1.2 - A SEGUNDA ETAPA é constituída de PROVA DE TÍTULOS de caráter CLASSIFICATÓRIO, para os seguintes cargos: Contador, Analista Econômico e Analista Ambiental.
7. DA PRIMEIRA ETAPA - PROVA OBJETIVA
7.1 - DA PROVA OBJETIVA
7.1.1 - O CONJUNTO DE PROVA OBJETIVA constará de 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, conforme descrito no ANEXO I, com 05 (cinco) alternativas imediatamente abaixo de cada uma delas, apresentando apenas uma alternativa correta, que posteriormente deverá ser transferida para o cartão resposta, que deverá ser obrigatoriamente assinado pelo candidato.
7.1.2 - As provas objetivas constarão de questões de múltipla escolha de acordo com o nível de escolaridade e âmbito de atuação inerente ao cargo pretendido, conforme conjunto de provas descrito no ANEXO I.
7.1.3 - Os conteúdos a serem estudados, são os constantes no ANEXO II.
7.1.4 - O CONJUNTO DE PROVA OBJETIVA valerá 100 (cem) pontos para todos os cargos, conforme descrito no ANEXO I.
7.2 - DA HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
7.2.1 - Será considerado HABILITADO e ou CLASSIFICADO o candidato inscrito que obtiver a pontuação igual ou superior a 50% (CINQUENTA POR CENTO) da soma dos pontos do conjunto de prova objetiva, que será apurada da seguinte forma:
SPO = ∑p
Onde
SPO = Soma dos pontos do conjunto de prova objetiva;
P = Ponto obtido em cada questão do conjunto de prova objetiva.
8. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS
8.1 - A primeira etapa, constituída de provas objetivas de múltipla escolha será realizada preferencialmente no município de Cachoeiro de Itapemirim/ES, com data prevista para 13 de MAIO 2012, observado o cronograma de realização das provas, conforme ANEXO V, com duração de 03 (três) horas para a realização das provas em cada turno.
8.1.1 - A aplicação da primeira etapa, no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES, dependerá da disponibilidade de locais adequados à sua realização.
8.1.2 - O DIA, LOCAL, Nº DA SALA E HORÁRIO DE INÍCIO DA PRIMEIRA ETAPA, SERÁ DEFINITIVAMENTE APONTADO NO CARTÃO DE INSCRIÇÃO DE CADA CANDIDATO, devendo o concorrente fazer-se presente no local, pelo menos 60 (SESSENTA) minutos antes do início das provas, munidos de caneta esferográfica transparente de cor AZUL ou PRETA, exclusivamente para o preenchimento do cartão de resposta, cientes de que não será permitida a entrada após o horário de início e sem a apresentação do documento de identidade, conforme item 5.1.1, que deverá ser apresentado ao fiscal de sala, conferido e imediatamente devolvido.
8.2 - Após o fechamento dos portões, observado o horário constante do cartão de inscrição, não será permitida a entrada dos candidatos, em qualquer hipótese.
8.3 - Durante a realização da primeira etapa, o candidato deverá observar as recomendações a seguir, sob pena de ser eliminado do concurso:
a) Não será permitido comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao Concurso;
b) Não será permitida consulta a nenhuma espécie de livro, revista, folheto, tabelas, lápis, tabuada, pessoalmente ou através de mecanismos eletrônicos, ou a outro elemento qualquer;
c) Não será permitida a utilização de aparelhos eletrônicos e/ou similares tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, pen drive, etc. ou qualquer material que não seja estritamente necessário e permitido para a realização das provas;
d) Não será permitido a utilização de bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.;
e) Não será permitido ao candidato fumar na sala de provas;
f) Não será permitido portar ou utilizar aparelho telefônico e celular;
g) Não será permitido o porte de qualquer tipo de arma;
h) A Gualimp recomenda que, no dia de realização das provas, o candidato não leve nenhum dos objetos citados nos subitens anteriores.
8.3.1 - A empresa Gualimp não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da primeira etapa, nem por danos neles causados.
8.3.2 - Será automaticamente eliminado do concurso o candidato que:
a) Usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais para a sua realização;
b) For surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer das provas ou teste;
c) Utilizar-se de máquinas de calcular ou equipamentos similares, livros, dicionário, notas ou impressos que não forem expressamente permitidos, aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, pen drive, etc., ou que se comunicar com outro candidato;
d) Faltar com a devida urbanidade para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes ou candidatos;
e) Fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer meio que não os permitidos;
f) Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;
g) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas ou caderno de questões;
h) Não entregar o material das provas ou do teste ao término do tempo destinado para a sua realização;
i) Descumprir as instruções contidas no caderno de provas e na folha de respostas;
j) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
k) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;
l) Agir com incorreção ou descortesia, independentemente, do momento, para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação da primeira etapa do concurso;
m) Recusar-se a prestar esclarecimentos, quando solicitado, para qualquer membro da equipe encarregada da aplicação da primeira etapa do concurso, na verificação de denúncias;
n) Se apresentar para as provas com sinais de embriaguez ou uso de entorpecentes.
8.4 - O candidato deverá transcrever as respostas da Prova Objetiva para o Cartão Resposta, que será o único documento válido para a correção.
8.5 - O preenchimento do Cartão Resposta é de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de conformidade com as instruções específicas contidas na capa do Caderno de Provas.
8.5.1 - Não haverá substituição do Cartão Resposta por erro do candidato.
8.5.2 - Fica o candidato ciente que não serão atribuídos pontos às questões assinaladas no Cartão-Resposta que apresentarem rasuras ou emendas, preenchidas por outro instrumento que não caneta esferográfica preta ou azul, mais de uma resposta assinalada, marcação rasurada ou emendada ou campo de marcação não preenchido integralmente.
8.5.3 - O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar seu Cartão Resposta, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da correção ou leitura óptica.
8.6 - Ao terminar as provas ou findo o horário limite para a sua realização, o candidato entregará ao Aplicador de Sala, OBRIGATORIAMENTE, seu Cartão Resposta, devidamente preenchido e ASSINADO, sob pena de ser ANULADO.
8.6.1 - O candidato que descumprir o disposto no item 8.6 será automaticamente eliminado do Concurso, ficando o fato registrado na Ata de Ocorrências da Sala onde prestou o Concurso.
8.6.2 - A relação dos cartões resposta anulado(s) será divulgada através de edital juntamente com o resultado preliminar.
8.7 - Após o término da primeira etapa, o candidato deverá deixar imediatamente o recinto da(s) mesma(s), sendo terminantemente proibido de fazer contato com candidatos que ainda não terminaram a(s) prova(s) sob pena de ser excluído do concurso.
8.8 - Será automaticamente eliminado do concurso o candidato que descumprir qualquer determinação deste Edital.
8.9 - O caderno de provas pertencerá ao candidato somente após 120 (cento e vinte) minutos do início da mesma.
8.10 - O candidato somente poderá ausentar-se da sala, com a permissão do fiscal e em companhia deste ou por pessoa por ele designada.
8.11 - Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada para a primeira etapa, nem realização de provas fora do horário e dos locais previamente determinados no Cartão de Inscrição, salvo nos casos previstos no item 4.7.
8.12 - O candidato que por ventura sentir-se mal durante a realização da primeira etapa, poderá interrompê-la até que se restabeleça no próprio local de realização. Caso o candidato não se restabeleça em tempo hábil para terminar sua prova ou teste dentro do horário estabelecido neste edital, será ele eliminado do concurso.
8.13 - O candidato ao terminar sua prova deverá entregar ao aplicador somente o Cartão-Resposta que lhe será entregue 30 (trinta) minutos após o início das provas.
8.14 - A inviolabilidade das provas será comprovada no momento do rompimento do lacre dos envelopes em suas respectivas salas de aplicação, mediante termo formal e na presença de, no mínimo, dois candidatos, aleatoriamente convidados pelo aplicador.
8.15 - A candidata que tiver necessidade de amamentar deverá solicitar atendimento especial no ato do preenchimento de sua inscrição, e ainda no dia da realização das provas necessitará levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não poderá permanecer com a criança no local de realização das provas.
8.15.1 - A empresa Gualimp não disponibilizará acompanhante para guarda de criança.
8.16 - É de responsabilidade do candidato, conferir em seu caderno de prova o cargo pretendido, a sequência da numeração das páginas e número de questões. Caso haja alguma incorreção no caderno de prova(s) e mesmo a impressão não estando legível, o candidato deverá comunicar ao fiscal de sala e pedir para que sejam tomadas as devidas providências junto a Coordenação da Empresa Responsável pela realização do Concurso. A não observância deste item será da responsabilidade do candidato.
8.17 - Os erros MATERIAIS poderão ser revistos a QUALQUER MOMENTO pela Coordenação da empresa Gualimp - Assessoria e Consultoria, sem que haja prejuízo para os candidatos.
8.18 - Na ocorrência de caso fortuito, de força maior ou de qualquer outro fato imprevisível ou previsível, porém de consequências incalculáveis que impeça ou prejudique a realização do Concurso, ou de alguma de suas fases; à empresa realizadora será reservado o direito de cancelar, substituir provas ou testes ou até mesmo definir outra data para realização de novas provas ou testes, de modo a viabilizar o Concurso.
8.19 - O candidato não poderá alegar desconhecimento dos locais de realização das provas como justificativa por ausência.
8.19.1 - O não comparecimento no dia e horário previamente especificado no Cartão de Inscrição para a realização da prova, por qualquer que seja o motivo, será considerado como desistência do candidato e resultará na eliminação do concurso.
8.20 - Os candidatos que não tiverem requerido atendimento especial na forma e no prazo estabelecido no item 4.7, ficarão sujeitos as normas gerais do concurso.
8.21 - Os 02 (dois) últimos candidatos só poderão sair de sala juntos, devendo estes testemunhar o fechamento do envelope, juntamente com representantes da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização e da empresa organizadora, os quais assinarão a ata de ocorrência da sala de aplicação.
8.22 - As demais instruções da realização das provas serão passadas pelo fiscal de sala na hora da entrega do caderno de prova(s).
9. DA SEGUNDA ETAPA
9.1 - DA PROVA DE TÍTULOS.
9.1.1 - A Segunda Etapa, de caráter classificatório, para os Cargos de Contador, Analista Econômico e Analista Ambiental conforme especificado no item 6.1.2, constará da Avaliação de Títulos com a participação exclusiva dos candidatos HABILITADOS na primeira etapa, e terá pontuação máxima 25 (vinte e cinco) pontos, limitado à apresentação de 01 (um) certificado, observado o quadro abaixo:
QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
ALÍNEA
TÍTULO
VALOR DE CADA TÍTULO
VALOR MÁXIMO DOS TÍTULOS
A
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de doutorado. Também será aceito Certificado/declaração de conclusão de doutorado, desde que acompanhado do histórico do curso, na área de formação a que concorre.
25,00
25,00
B
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de mestrado. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de mestrado, desde que acompanhado do histórico do curso, na área de formação a que concorre.
15,00
15,00
C
Certificado, devidamente registrado, de conclusão de especialização com carga horária mínima de 360 horas (monografia aprovada) na área de formação a que concorre. Também será aceita declaração de conclusão de especialização, desde que acompanhado do histórico escolar do curso.
5,00
5,00
9.1.2 - DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À COMPROVAÇÃO DOS TÍTULOS
9.1.2.1 - Para comprovação da conclusão do curso de pós-graduação em nível de doutorado ou mestrado referentes às alíneas A ou B, será aceito diploma, devidamente registrado, expedido por instituição reconhecida pelo MEC. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso, expedido por instituição reconhecida pelo MEC, desde que acompanhado do histórico escolar do candidato, no qual conste o número de créditos obtidos com os nomes e as menções das disciplinas cursadas, o resultado dos exames e do julgamento da tese ou da dissertação. Caso o histórico ateste a existência de alguma pendência ou falta, o certificado/declaração não será aceito.
9.1.2.2 - Para curso de doutorado ou de mestrado concluído no exterior, será aceito apenas o diploma, desde que revalidado por instituição de ensino superior no Brasil.
9.1.2.3 - Outros comprovantes de conclusão de curso ou disciplina não serão aceitos como os títulos referentes ao mestrado e ao doutorado.
9.1.3 - Para receber a pontuação relativa à especialização, o candidato deverá comprovar, por meio de certificado, que o curso de especialização foi realizado de acordo com a Lei n° 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou de acordo com as normas do CNE ou do extinto CFE.
9.1.3.1 - Caso o certificado não comprove que o curso de especialização foi realizado de acordo com o solicitado no subitem anterior, deverá ser anexada declaração da instituição, atestando que o curso atende às normas da Lei n° 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, do CNE ou está de acordo com as normas do extinto CFE.
9.1.3.2 - Para receber a pontuação relativa à especialização, serão aceitos, somente, certificados/declarações em que constem a carga horária, acompanhado do respectivo histórico escolar observado o item 9.1.2.3.
9.1.3.3 - Para receber a pontuação relativa à especialização, será aceito somente o histórico escolar em que constem as disciplinas cursadas, os professores e suas titulações, a carga horária e a menção obtida.
9.2 - Todo documento expedido em língua estrangeira somente será considerado se traduzido para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado.
9.3 - Cada título será considerado uma única vez.
9.4 - Os pontos que excederem o valor máximo dos Quadros de Atribuição de Pontos para a Avaliação de Títulos serão desconsiderados.
9.5 - Os Títulos deverão ser apresentados no período de 29 a 31 de MAIO de 2012, via SEDEX, para a sede da Gualimp - Assessoria e Consultoria Ltda, para a devida avaliação, no endereço: Rua Manoel Alves de Siqueira, 41, Bairro Bela Vista, Guaçuí-ES - CEP 29.560-000.
9.6 - Somente serão aceitos os títulos entregues via sedex com a data de postagem até o dia 31 de MAIO de 2012 conforme especificado no item anterior.
9.7 - O candidato deverá obrigatoriamente preencher e assinar o formulário conforme o Anexo IV, no qual indicará o número de títulos apresentados. Juntamente com o formulário deverá ser apresentada uma cópia xerográfica autenticada em Cartório Judicial ou extrajudicial de cada título declarado.
9.8 - O candidato deverá obrigatoriamente AUTUAR (NUMERAR e ASSINAR) todas as folhas apresentadas para a prova de títulos, sob pena de serem considerados como inválidos.
9.9 - Não serão considerados os títulos apresentados, por qualquer forma, sem o preenchimento do formulário conforme o Anexo IV, fora do local, dia e horário acima determinado, e esses deverão ser apresentados em envelope identificado contendo na parte externa o nome, o número de inscrição e o cargo para qual o candidato está inscrito.
9.10 - A responsabilidade pela escolha dos documentos a serem apresentados da Prova de Avaliação de Títulos é exclusiva do candidato.
9.11 - Não haverá segunda chamada para entrega dos títulos, qualquer que seja o motivo de impedimento do candidato que não apresentou os títulos no dia e horário determinado.
10. DA CLASSIFICAÇÃO:
10.1 - A classificação final dos aprovados, por ordem decrescente da pontuação final, será publicada no sitewww.gualimp.com.br e no quadro de avisos da AGERSA.
10.1.1 - Os candidatos inscritos para os cargos que não serão submetidos à segunda etapa, estes serão CLASSIFICADOS, na ordem decrescente, de acordo com a Média das Provas Objetivas conforme item 7.1.4 e 7.2 do presente edital.
10.2 - Para os que serão submetidos à SEGUNDA ETAPA a Nota Final será apurada da seguinte forma:
10.2.1 - Para os Cargos que terão Avaliação de Títulos a Nota Final será apurada da seguinte forma:
Nota Final = S P O - AVT
Onde
SPO = Soma do conjunto de Provas Objetivas;
AVT = Avaliação de Título.
10.3 - Em caso de igualdade de notas, na CLASSIFICAÇÃO FINAL de todos os cargos, serão adotados os seguintes critérios de desempate:
a) tiver idade superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;
b) maior pontuação na prova Específica;
c) maior pontuação na prova de Português;
d) maior pontuação na prova de Matemática;
e) maior pontuação na prova de Informática;
f) persistindo o empate, terá a preferência o candidato mais idoso.
10.4 - Não haverá qualquer aproximação nas notas finais obtidas.
10.5 - A classificação definitiva dos candidatos, em ordem decrescente de notas, será feita somente após a análise dos recursos interpostos contra questões da prova objetiva e ou resultados preliminares.
11. DA VISTA, REVISÃO OU RECURSO
11.1 - O candidato, após a divulgação dos gabaritos oficiais preliminares, que será feita às 12h00min do dia 14 de MAIO de 2012, nos endereços eletrônicos www.gualimp.com.br e www.agersa.es.gov.br, poderá peticionar RECURSO à banca examinadora, quando julgar que ocorreu erro na formulação das questões e do gabarito em prazo não superior a 02 (dois) dias úteis após sua divulgação, ou seja, nos dias 15 e 16 de MAIO de 2012.
11.1.1 - Os recursos serão interpostos exclusivamente através do preenchimento de formulário digital, que estará disponível no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, a partir das 0h00min do primeiro dia após sua divulgação até às 23h59min do último dia considerando-se o horário de Brasília observado o prazo estabelecido no item 11.1.
11.1.2 - As petições deverão ser elaboradas em formulário digital no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, devendo estar MINUCIOSAMENTE fundamentadas e contendo argumentação lógica, consistente e com BIBLIOGRAFIA PESQUISADA E INDICADA pelo candidato, referente a cada questão, caso contrário, serão indeferidas de plano.
11.2 - O prazo máximo para apresentação de recurso DE QUALQUER DAS FASES DO CONCURSO é de 02 (dois) dias úteis dados da publicação do edital que lhe disser respeito, observado as mesmas condições expressa nos itens 11.1.1 e 11.1.2.
11.3 - Os recursos que não observarem as regras contidas nos itens 11.1.1 e 11.1.2 serão considerados inconsistentes, sendo, portanto indeferidos.
11.4 - Não serão aceitos recursos interpostos por fax-símile, telegrama, email, ou outro meio que não seja o especificado neste Edital no item 11.1.1.
11.5 - Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso de gabarito oficial definitivo.
11.6 - Recursos cujo teor desrespeite a banca serão preliminarmente indeferidos.
11.7 - A decisão da banca examinadora será irrecorrível, consistindo em última instância para recursos, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos administrativos adicionais, exceto em casos de erros materiais, havendo manifestação posterior da Banca Examinadora.
11.8 - Se a análise e julgamento dos recursos resultarem em anulação de item integrante de prova, ou mudança do gabarito preliminar divulgado, a pontuação correspondente a esses itens será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
11.9 - Todas as respostas dos recursos impetrados pelos candidatos nas diversas fases do concurso serão disponibilizadas no endereço eletrônico www.gualimp.com.br e www.agersa.es.gov.br, não sendo encaminhadas respostas individuais aos candidatos.
12 - DO REGIME JURÍDICO
12.1 - Os CLASSIFICADOS no Concurso Público para os cargos da Agersa serão nomeados nos termos da Lei Municipal n° 4.009/1994, Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Cachoeiro de Itapemirim-ES.
13 - REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO
13.1 - A investidura ao cargo de provimento efetivo constará de edital de convocação, que indicará o prazo para entrega dos documentos e a respectiva data para a posse, divulgado no endereço eletrônicowww.agersa.es.gov.br, e publicado na forma da Lei em jornal de grande circulação, não cabendo qualquer reclamação, relativo à perda de prazo.
13.1.1 - Será tornado sem efeito o ato de investidura do candidato, que se até a data marcada para a sua posse não apresentar todos os documentos exigidos no item 13.3.
13.1.2 - A posse dar-se-á após a emissão da Portaria de Nomeação com a respectiva assinatura do Termo de Posse no qual constará que o servidor é conhecedor da legislação que define os direitos, deveres e as responsabilidades inerentes ao cargo.
13.2 - Para tomar posse o candidato deverá:
a) Ter sido aprovado e classificado, na forma estabelecida neste edital;
b) Ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos no ato da posse;
c) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão Português que tenha adquirido igualdade de direitos e obrigações e gozo dos direitos políticos;
d) Estar em dia com as obrigações eleitorais;
e) Estar em dia com as obrigações militares se do sexo masculino;
f) Ter a escolaridade completa ou habilitação exigida como pré-requisito, conforme consta no Anexo I para provimento do cargo pretendido, adquirida em instituição de ensino oficial ou legalmente reconhecida pelo MEC;
g) Comprovar regularidade perante o Órgão fiscalizador do exercício profissional (Conselho ou Órgão de Classe, se houver) através de certidão para o exercício da profissão.
13.3 - O candidato deverá entregar no ato da posse, uma foto 3 X 4 e cópias autenticadas dos seguintes documentos:
a) Título de Eleitor, bem como comprovante de estar em dia com a Justiça Eleitoral;
b) CPF;
c) PIS/PASEP;
d) Documento de identidade de reconhecimento nacional, que contenha fotografia;
e) Certificado de Reservista, para os candidatos do sexo masculino;
f) Certidão de Nascimento ou de Casamento;
g) Certidão de Nascimento e comprovante de frequência escolar dos filhos menores de 18 anos e respectiva caderneta de vacinação para os menores de 05 anos;
h) Comprovante de escolaridade exigida para provimento do cargo pretendido, adquirida em instituição de ensino oficial legalmente reconhecida pelo MEC;
i) Comprovante de endereço;
j) Certidão Negativa Criminal;
k) Declaração de Bens e valores que compõem o seu patrimônio;
l) Laudo médico expedido pela perícia médica municipal ou médico do trabalho designado pelo município, considerando o candidato apto física e mentalmente para o exercício do cargo, sendo que os exames necessários a expedição do laudo, correrão por conta do candidato;
m) Comprovante de experiência ou habilitação para o cargo conforme exigido no ANEXO I deste Edital;
n) Para os cargos de profissão regulamentada, deverá ser apresentado o respectivo registro no conselho de classe;
o) Para os aprovados no cargo de Motorista, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do respectivo prazo de validade e conforme categoria exigida no ANEXO I deste Edital;
13.3.1 - Apresentar declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo (acúmulo de cargo), emprego ou função pública, nos termos do Inciso XVI, alíneas "a", "b" e "c", e inciso XVII do artigo 37 da Constituição Federal.
13.4 - A documentação será entregue por meio de cópias autenticadas legíveis, sendo facultado à Administração Municipal, proceder à autenticação, desde que sejam apresentados os documentos originais.
13.5 - Será realizada, para os candidatos a serem empossados, avaliação da aptidão física e mental, que deverá envolver, dentre outros, exames médicos e complementares que terão por objetivo averiguar as condições de saúde apresentadas pelos candidatos, face às exigências das atividades inerentes ao cargo, cujas despesas relativas aos exames ficarão a cargo do candidato.
13.6 - No caso dos portadores de necessidades especiais será verificada também a compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo pretendido. Esta avaliação será composta por perícia médica do município ou por médico do trabalho designado pelo município, que irá avaliar a condição para o exercício do cargo observado a condição física e mental do candidato, devendo seu parecer ser fundamentado especificando a espécie, o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID-10).
13.7 - Os candidatos após o efetivo exercício, estarão submetidos ao estágio probatório, pelo período de 03 (três) anos.
13.8 - A AGERSA empregará a avaliação especial sobre o desempenho do servidor em estágio probatório, considerando os dispositivos constitucionais e legislação específica.
14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
14.1 - A inscrição do candidato implicará no conhecimento pleno das condições aqui expressas, não podendo o candidato inscrito alegar desconhecimento das instruções contidas neste Edital, nos comunicados, e demais legislações aplicáveis a esse certame e publicações.
14.2 - É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público que sejam publicados no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo e/ou divulgados na Internet, nos endereços eletrônicos www.gualimp.com.br e www.agersa.es.gov.br.
14.3 - Será de inteira responsabilidade da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização o acompanhamento gerencial da realização do processo, recebendo e arquivando todos os documentos, e se necessário, encaminhando-os a Gualimp - Assessoria e Consultoria, a qual promoverá estudo, fornecendo parecer de conformidade com as normas estabelecidas nesse edital e legislação em vigor.
14.4 - Caberá ao Diretor-Presidente da Agersa a homologação do resultado deste Concurso Público apresentado pela Comissão de Concurso, que poderá ser efetuada por cargo, individualmente, ou pelo conjunto de cargos constantes do presente Edital a critério da Administração.
14.5 - O prazo de validade deste Concurso Público é de 02 (DOIS) anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período, de conformidade com Art. 37, III, da Constituição da República Federativa do Brasil.
14.6 - As vagas discriminadas neste EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO, após a homologação definitiva dos resultados, serão preenchidas gradativamente de acordo com a necessidade da Agersa, obedecendo às disponibilidades orçamentárias e financeiras, bem como os limites dispostos na Lei de Responsabilidade Fiscal, "Lei Complementar 101 de 04 de maio de 2000".
14.7 - A AGERSA e a Gualimp - Assessoria e Consultoria, não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este Concurso, a não ser os constantes do presente edital, ou publicados nos endereços eletrônicos www.gualimp.com.br e www.agersa.es.gov.br.
14.8 - A inexatidão das afirmativas, a não apresentação ou a irregularidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do Concurso Público, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade de declaração.
14.9 - O candidato deverá manter junto ao Setor de Pessoal da AGERSA, durante o prazo de validade do concurso, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação caso não seja possível a sua convocação, por falta da citada atualização.
14.10 - Todas as publicações relativas a este Concurso serão publicadas por meio dos endereços eletrônicoswww.gualimp.com.br e www.agersa.es.gov.br.
14.11 - Os casos omissos do presente Edital e da lei Orgânica do Município serão resolvidos pela Comissão de Acompanhamento e Fiscalização, mediante requerimento ao Protocolo da AGERSA.
Cachoeiro de Itapemirim- ES, 22 de março de 2012.
Luiz Carlos de Oliveira Silva
Diretor-Presidente
Manoel Eduardo Baptista Cabral
Coordenador da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Concurso
Antônio José Gonçalves de Siqueira
Administrador - CRA - ES nº 7228
ANEXO I
CARGOS, ESCOLARIDADE, Nº DE VAGAS, SALÁRIO, CARGA HORÁRIA E QUADRO DE PROVAS.
CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO GERAL
C
Ó
D.

D
O

C
A
R
G
O
CARGO/ FUNÇÃO
REQUISITO - ESCOLARIDADE
QUADRO DE VAGAS
VALOR DO SALÁRIO R$
C.
H.

S
E
M
A
N
A
L
RELAÇÃO DE PROVAS OBJETIVAS (1ª ETAPA)
Nº.

D
E

Q
U
E
S
T
Õ
E
S
P
E
S
O

D
A
S

Q
U
E
S
T
Ã
O
T
O
T
A
L

D
E

P
O
N
T
O
S
PROVA DE TÍTULOS (2ª ETAPA)
01
Motorista
Ensino Médio Completo - CNH categoria "D"
01 - CR*
R$ 1.100,00
40h
Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
10
15
1,5
1,5
1,0
4,0
100 pontos
NÃO
02
Auxiliar de Ouvidoria
Ensino Médio Completo
01 - CR*
R$ 900,00
40h
Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
10
15
1,5
1,5
1,0
4,0
100 pontos
NÃO
03
Auxiliar de Serviços Operacionais
Ensino Médio Completo
01 - CR*
R$ 622,00
40h
Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
10
15
1,5
1,5
1,0
4,0
100 pontos
NÃO
04
Auxiliar de Serviços Públicos
Ensino Médio Completo
01 - CR*
R$ 900,00
40h
Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
10
15
1,5
1,5
1,0
4,0
100 pontos
NÃO
05
Auxiliar de Serviços Administrativos
Ensino Médio Completo
01 - CR*
R$ 900,00
40h
Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
10
15
1,5
1,5
1,0
4,0
100 pontos
NÃO
06
Coord. Regulação de Espaços Públicos
Ensino Médio Completo
01 - CR*
R$ 1.100,00
40h
Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
10
15
1,5
1,5
1,0
4,0
100 pontos
NÃO
07
Coord. Regulação de Iluminação Pública
Ensino Médio Completo
01 - CR*
R$ 1.100,00
40h
Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
10
15
1,5
1,5
1,0
4,0
100 pontos
NÃO
08Coord. Regulação de Lixo Resid. SólidosEnsino Médio Completo01 - CR*R$ 1.100,0040hLíngua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
10
15
1,5
1,5
1,0
4,0
100 pontosNÃO
09Coord. Regulação de Propaganda e
Publicidade
Ensino Médio Completo01 - CR*R$ 1.100,0040hLíngua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
10
15
1,5
1,5
1,0
4,0
100 pontosNÃO
10Coord. Regulação de TransporteEnsino Médio Completo01 - CR*R$ 1.100,0040hLíngua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
10
15
1,5
1,5
1,0
4,0
100 pontosNÃO
11Coord. Regulação de SaneamentoEnsino Médio Completo01 - CR*R$ 1.100,0040hLíngua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
10
15
1,5
1,5
1,0
4,0
100 pontosNÃO
12Analista AmbientalEnsino Superior Completo acrescido de especialização na área ambiental.01 - CR*R$ 2.800,0030hLíngua Portuguesa
Conhecimentos de Informática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
05
20
2,0
1,0
1,0
3,25
100 pontosSIM
13Analista EconômicoEnsino Superior em Economia com Registro no CORECON.01 - CRR$ 2.800,0030hLíngua Portuguesa
Conhecimentos de Informática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
05
20
2,0
1,0
1,0
3,25
100 pontosSIM
14ContadorEnsino Superior em Ciências Contábeis com Registro no CRC.01 - CRR$ 1.500,0030hLíngua Portuguesa
Conhecimentos de Informática
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
10
10
05
20
2,0
1,0
1,0
3,25
100 pontosSIM
*CR = Cadastro de Reserva.
ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO
CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
COMUM A TODOS OS CARGOS DE ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO, CONFORME ANEXO I.
Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Coletivos. Aumentativos e diminutivos. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras - elementos mórficos. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Período composto - Coordenação, subordinação, orações reduzidas, orações intercaladas ou interferentes. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego de algumas classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. Alfabeto fonológico. Ortoepia. Prosódia. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem. Versificação. Literatura: Os gêneros literários.
Sugestão Bibliográfica: BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. KURY, A. da Gama. Português básico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991. BECHARA, Evanildo, Gramática Escolar da Língua Portuguesa, Ed. Lucerna, 1999. CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Tereza Cochar, Gramática Reflexiva, Atual Ed., 1999. FARACO &MOURA, Gramática, Ed. Ática. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Novo Dicionário da Língua Portuguesa, RJ, Ed. Nova Fronteira, 2000. GIACOMOZZI, Giglio, et allii, Estudos de Gramática, Ed. FTD. PASQUALE &ULISSES, Gramática da língua Portuguesa, Ed. Scipione. TERRA, Ernani, Gramática, Ed, Scipione e outras publicações pertinentes.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
- Neste Concurso Público não serão adotadas as Novas Regras da Reforma Ortográfica.
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
COMUM A TODOS OS CARGOS DE ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO, CONFORME ANEXO I.
Conceito de número e algarismo. Números reais. Números complexos. Números ordinais. Números fracionários. Razão e Proporção. Regra de três simples e composta. Potenciação e radiciação. Operações com frações. Equação de 1° grau e sistemas de equações de 1° grau. Expressões algébricas. Equações de 2° grau. Equações envolvendo frações algébricas. Relação entre grandezas. Sistema de medidas usuais. Média aritmética, simples e ponderada. Produtos notáveis. Porcentagem. Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. Progressões (aritméticas e geométricas). Juros simples e compostos. Análise combinatória. Probabilidade Trigonometria. Funções trigonométricas. Resolução de triângulos. Poliedros. Geometria. Relação entre ponto, reta e circunferência. Ângulos. Lugar Geométrico. Polígonos. Sólidos geométricos. Cálculo de áreas e volumes. Problemas envolvendo Raciocínio Lógico.
Sugestões Bibliográficas: BEZERRA, Manoel Jairo e outro. Matemática para o Ensino Médio. Editora Scipione, Volume Único. DANTE, Luiz Roberto. Matemática Contexto & Aplicações. Editora Ática, 2003, Volume Único. FACCHINI, Walter. Matemática. São Paulo: Editora Saraiva, 2001, Volume único. GENTIL, Nelson e Outros. Matemática para o Ensino Médio, São Paulo: Editora Ática. Volume Único. IEZZI, Gelson e Outros. Matemática. São Paulo: Editora Atual. Volume Único e outras publicações pertinentes.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONTEÚDOS DE CONHECIMENTOS GERAIS
COMUM A TODOS OS CARGOS DE ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO, CONFORME ANEXO I.
Aspectos históricos e geográficos do Município de Cachoeiro de Itapemirim e do Estado do Espírito Santo. Assuntos ligados às atualidades nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Ambiental, Esportiva, Artística e Social. Conhecimentos Gerais do Município, Estado e no Brasil (História, geografia e atualidades). Meio ambiente: preservação e destruição envolvendo questões atuais. Cotidiano Brasileiro e Violência. Aspectos históricos e geográficos do município de Cachoeiro de Itapemirim. Noções básicas sobre o País, o Estado e o Município: Organização política, cultural, economia, educação, agricultura, pecuária, esporte, comércio e turismo. Atualidades das diversas áreas sociais e econômicas do cenário estadual, nacional e internacional.
Sugestões Bibliográficas: Pode ser consultada qualquer fonte que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido, tais como revistas, sites, jornais e diversas outras publicações pertinentes.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: MOTORISTA
Regras de relações humanas adequadas ao trabalho. Legislação de trânsito: regras gerais de circulação. Regra de ultrapassagem. Regra de mudança de direção. Regra de preferência. Velocidade permitida. Classificação das vias deveres e proibições. Infrações básicas para a apreensão de documentos de habilitação de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Infrações básicas para a cassação de documentos de habilitação. Principais crimes e contravenções de trânsito. Conhecimento de sinais sonoros e gestos de agente autoridade de trânsito. Tipos de sinalização; placas de regulamentação; advertência e indicação; sinais luminosos; Conhecimento de defeitos simples do motor. Procedimentos corretos para economizar combustível. Cuidados necessários para conservar o veículo em boas condições mecânicas. Conhecimento básico sobre sistema de freios. Defeitos simples do sistema elétrico. Porte de documentos obrigatórios do veículo e do condutor; Conhecimento de regras de hierarquias no serviço público municipal; atitudes no serviço; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; Segurança do trabalho e prevenção de acidentes e incêndio. Código de Trânsito Brasileiro; Resoluções, Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito. Direção Defensiva. Noções de mecânica de autos. Manutenção e Limpeza de veículos. Noções de procedimentos de Primeiros Socorros. Outras questões que abordem situações, procedimentos e conhecimentos específicos do cargo a ser exercido. Ética no serviço público.
Sugestões Bibliográficas: Código de Trânsito Brasileiro e suas Alterações. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Volumes I e II. Manuais e Apostilas Sobre o Novo Código de Trânsito. Noções de Primeiros Socorros no Trânsito Brasileiro. Educação no Trânsito - A Nova Legislação - Edição 2002. Manuais e Normas de Condução e Manutenção de Veículos. Pode ser consultada qualquer fonte que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido, tais como revistas, manuais diversos e outras publicações pertinentes.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: AUXILIAR DE OUVIDORIA
Lei Orgânica do Município de Cachoeiro Itapemirim- ES. Qualidade no atendimento ao público: recepção e atendimento. Relações com Clientes, Usuários e Organizações: Diferencial entre SAC, CALL CENTER, Fale Conosco e Ouvidoria. Decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008 e as novas regras do SAC e os impactos na Integração e Comunicação da Ouvidoria. Avaliação e Tratamento de Reclamações Procedentes, Manifestações e Denúncias. Ética no serviço público (código de ética dos servidores públicos). Ambiente de trabalho e relações interpessoais. Conhecimentos de informática: Sistema Operacional Microsoft Windows 2000/XP: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle). Organização de pastas e arquivos. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). Mapeamento de unidades de rede. Editor de Textos Microsoft Word 2003/2007: Criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de tabelas. Inserção e formatação de gráficos e figuras. Geração de mala direta. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: Criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas. Geração de gráficos. Classificação e organização de dados. Internet: O que é Internet. Como a Internet está estruturada. Como se conectar a Internet, segurança na internet, navegação, produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (email). O que é E-mail Quais são as vantagens de utilizar o E-Mail. Sugestões Bibliográficas: Decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008 - regulamenta a lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, para fixar normas gerais sobre o serviço de atendimento ao consumidor - SAC. Código de Ética dos servidores Públicos Civis do ES. Disponível em: www.codigodeetica.es.gov.br/arquivos/c%F3digode%E9ticavers%E3ofinal2.pdf. Lei Orgânica do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. www.cmci.es.gov.br/cmci/arquivos/LOM.pdf. VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 6ª ed. Campus, 2003. KRAYNAK, J. Office XP, ed. Berkely, 2001. RAMALHO, J.A. Office 97 Professional. Makron Books, 1995. CAPRON, H. L.; JOHSON J. A. Introdução à informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. COOPER, Brian. Como pesquisar na internet. Col. Sucesso Profissional Informática. Editora Publifolha. FILHO, Ozeas Vieira Santana. Introdução à internet. São Paulo: Editora Senac. MANZANO, André Luiz N. G. Estudo dirigido de Microsoft Office Excel 2003/avançado. Editora Érica, 2004. Manuais online do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP 2. Manuais online do Microsoft Word 2000/ ou XP. Manuais online do Microsoft Excel 2000 ou XP. Manuais online do Internet Explorer 6.0 ou superior. Manuais online do Outlook Express 6.0 ou superior. Ainda pode ser consultada qualquer fonte que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido, tais como revistas, livros, sites, jornais e diversas outras publicações pertinentes.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: AUXILIAR DE SERVIÇOS OPERACIONAIS
Noções básicas de Higiene: Higiene Pessoal, Coletiva e do Ambiente de Trabalho. Produtos de limpeza e higienização: aplicação, cuidados e segurança. Manuseio de Produtos de Limpeza e ferramentas de trabalho. Prevenção de acidentes e aspectos gerais da segurança individual e coletivas. Limpeza de paredes, tetos, portas, rodapés, luminárias, vidraças e persianas; Limpeza de ralos, caixa de gordura, vasos, pias, pisos, móveis e utensílios. Uso e cuidado com matérias de limpeza e higiene, detergente, desinfetante e defensivo. Procedimentos, ferramentas e equipamentos para execução de serviços de varredura de ruas, avenidas, praças, logradouros públicos. Procedimentos, equipamentos e ferramentas adequados para execução de serviço de coleta de resíduos sólidos e entulhos em geral, capina, limpeza de áreas, podas de árvores, serviço de jardinagem, arborização e adubação, coleta de lixo. Equipamentos de Proteção Individual, EPIs. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Outras questões que abordem situações, procedimentos e conhecimentos específicos do cargo a ser exercido. Ética no serviço público.
Sugestão Bibliográfica: Código de Ética dos servidores Públicos Civis do ES. Disponível em: www.codigodeetica.es.gov.br/arquivos/c%F3digode%E9ticavers%E3ofinal2.pdf. Smalin, Donna - Casa limpa e arrumada - Editora: Gente - Edição: 1º - 2006. Manuais de Normas de Segurança do Trabalho. Pode ser consultada qualquer fonte que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido, tais como revistas, livros, sites, apostilas, manuais diversos e outras publicações pertinentes.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: AUXILIAR DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Noções básicas de Higiene - Higiene Pessoal, Coletiva e do Ambiente de Trabalho. Limpeza - O que é? Como é feita a limpeza de todas as dependências: pisos em geral, paredes, móveis, eletrodomésticos, louças, ralos, depósitos de lixo, peças de decoração, pias, vasos sanitários. Produtos apropriados para limpeza de: pisos, paredes, vasos sanitários, azulejos, etc., tais como: detergentes líquidos ou em pó, desinfetante, água sanitária, sapólio, alvejante, aromatizante, sabão em pó /barra. Tipos de utensílios para limpeza; uso e precauções. Lixo - tipo e destinação do lixo. Patrimônio Público - O que é? Bom trato com os bens públicos. Recebimento e distribuições de documentos (setor, meios). Equipamentos de Proteção Individual, EPIs. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Outras questões que abordem situações, procedimentos e conhecimentos específicos do cargo a ser exercido. Ética no serviço público.
Sugestão Bibliográfica: Pode ser consultada qualquer fonte que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido, tais como revistas, livros, sites, apostilas, manuais diversos e outras publicações pertinentes.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: AUXILIAR DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
Lei Orgânica do Município de Cachoeiro Itapemirim- ES. Qualidade no atendimento ao público: recepção, atendimento, orientação e encaminhamento das pessoas ao setor específico. Redação oficial: qualidade e técnica. Elaboração de ofícios e Correspondências em geral. Técnicas de agendamento. Formas de tratamento. Abreviações de tratamento de personalidades. Noções de técnicas de secretariar; uso de fax e internet. Comunicações Oficiais; Noções de protocolo e arquivo: organização, alfabetação, métodos de arquivamento. Regras de hierarquias no serviço público. Comportamento organizacional (motivação, liderança, comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal). Zelo pelo patrimônio público. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Ética no serviço público (código de ética dos servidores públicos). Conhecimentos de informática: Sistema Operacional Microsoft Windows 2000/XP: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle). Organização de pastas e arquivos. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). Mapeamento de unidades de rede. Editor de Textos Microsoft Word 2003/2007: Criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de tabelas. Inserção e formatação de gráficos e figuras. Geração de mala direta. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: Criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas. Geração de gráficos. Classificação e organização de dados. Internet: O que é Internet. Como a Internet está estruturada. Como se conectar a Internet, segurança na internet, navegação, produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (email). O que é E-mail Quais são as vantagens de utilizar o E-Mail. Sugestões Bibliográficas: MANUAL de Redação Oficial (qualquer autor). Código de Ética dos servidores Públicos Civis do ES. Disponível em: www.codigodeetica.es.gov.br/arquivos/c%F3digode%E9ticavers%E3ofinal2.pdf. Lei Orgânica do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. www.cmci.es.gov.br/cmci/arquivos/LOM.pdf. VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 6ª ed. Campus, 2003. KRAYNAK, J. Office XP, ed. Berkely, 2001. RAMALHO, J.A. Office 97 Professional. Makron Books, 1995. CAPRON, H. L.; JOHSON J. A. Introdução à informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. COOPER, Brian. Como pesquisar na internet. Col. Sucesso Profissional Informática. Editora Publifolha. FILHO, Ozeas Vieira Santana. Introdução à internet. São Paulo: Editora Senac. MANZANO, André Luiz N. G. Estudo dirigido de Microsoft Office Excel 2003/avançado. Editora Érica, 2004. Manuais online do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP 2. Manuais online do Microsoft Word 2000/ ou XP. Manuais online do Microsoft Excel 2000 ou XP. Manuais online do Internet Explorer 6.0 ou superior. Manuais online do Outlook Express 6.0 ou superior. Ainda pode ser consultada qualquer fonte que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido, tais como revistas, livros, sites, jornais e diversas outras publicações pertinentes.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: COORD. REGULAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS
Lei Orgânica do Município de Cachoeiro Itapemirim- ES. Lei nº 5.890/2006 - Institui o Plano Diretor Municipal e o Sistema de Planejamento e Gestão do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. LEI Nº 4798 - Cria a Agência Municipal de Regulação dos serviços de saneamento de Cachoeiro de Itapemirim. Regras de hierarquias no serviço público. Comportamento organizacional (motivação, liderança, comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal). Ética no serviço público (código de ética dos servidores públicos). Conhecimentos de informática: Sistema Operacional Microsoft Windows 2000/XP: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle). Organização de pastas e arquivos. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). Mapeamento de unidades de rede. Editor de Textos Microsoft Word 2003/2007: Criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de tabelas. Inserção e formatação de gráficos e figuras. Geração de mala direta. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: Criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas. Geração de gráficos. Classificação e organização de dados. Internet: O que é Internet. Como a Internet está estruturada. Como se conectar a Internet, segurança na internet, navegação, produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (email). O que é E-mail Quais são as vantagens de utilizar o E-Mail.
Sugestões Bibliográficas: Código de Ética dos servidores Públicos Civis do ES. Disponível em: www.codigodeetica.es.gov.br/arquivos/c%F3digode%E9ticavers%E3ofinal2.pdf. Lei Orgânica do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. www.cmci.es.gov.br/cmci/arquivos/LOM.pdf. Lei 4798 - Cria a Agência Municipal de Regulação dos serviços de saneamento de Cachoeiro de Itapemirim, disponível em: www.agersa.es.gov.br/site/arquivos/legislacao/Lei%204798_99%20-%20Lei%20de%20Criacao%20da%20Agersa.pdf VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 6ª ed. Campus, 2003. KRAYNAK, J. Office XP, ed. Berkely, 2001. RAMALHO, J.A. Office 97 Professional. Makron Books, 1995. CAPRON, H. L.; JOHSON J. A. Introdução à informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. COOPER, Brian. Como pesquisar na internet. Col. Sucesso Profissional Informática. Editora Publifolha. FILHO, Ozeas Vieira Santana. Introdução à internet. São Paulo: Editora Senac. MANZANO, André Luiz N. G. Estudo dirigido de Microsoft Office Excel 2003/avançado. Editora Érica, 2004. Manuais online do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP 2. Manuais online do Microsoft Word 2000/ ou XP. Manuais online do Microsoft Excel 2000 ou XP. Manuais online do Internet Explorer 6.0 ou superior. Manuais online do Outlook Express 6.0 ou superior. Ainda pode ser consultada qualquer fonte que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido, tais como revistas, livros, sites, jornais e diversas outras publicações pertinentes.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: COORD. REGULAÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Lei Orgânica do Município de Cachoeiro Itapemirim- ES. Lei nº 5.890/2006 - Institui o Plano Diretor Municipal e o Sistema de Planejamento e Gestão do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. LEI Nº 4798/99 - Cria a Agência Municipal de Regulação dos serviços de saneamento de Cachoeiro de Itapemirim. Regras de hierarquias no serviço público. Comportamento organizacional (motivação, liderança, comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal). Ética no serviço público (código de ética dos servidores públicos). Conhecimentos de informática: Sistema Operacional Microsoft Windows 2000/XP: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle). Organização de pastas e arquivos. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). Mapeamento de unidades de rede. Editor de Textos Microsoft Word 2003/2007: Criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de tabelas. Inserção e formatação de gráficos e figuras. Geração de mala direta. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: Criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas. Geração de gráficos. Classificação e organização de dados. Internet: O que é Internet. Como a Internet está estruturada. Como se conectar a Internet, segurança na internet, navegação, produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (email). O que é E-mail Quais são as vantagens de utilizar o E-Mail.
Sugestões Bibliográficas: Código de Ética dos servidores Públicos Civis do ES. Disponível em: www.codigodeetica.es.gov.br/arquivos/c%F3digode%E9ticavers%E3ofinal2.pdf. Lei Orgânica do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. www.cmci.es.gov.br/cmci/arquivos/LOM.pdf. Lei 4798 - Cria a Agência Municipal de Regulação dos serviços de saneamento de Cachoeiro de Itapemirim, disponível em: www.agersa.es.gov.br/site/arquivos/legislacao/Lei%204798_99%20-%20Lei%20de%20Criacao%20da%20Agersa.pdf VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 6ª ed. Campus, 2003. KRAYNAK, J. Office XP, ed. Berkely, 2001. RAMALHO, J.A. Office 97 Professional. Makron Books, 1995. CAPRON, H. L.; JOHSON J. A. Introdução à informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. COOPER, Brian. Como pesquisar na internet. Col. Sucesso Profissional Informática. Editora Publifolha. FILHO, Ozeas Vieira Santana. Introdução à internet. São Paulo: Editora Senac. MANZANO, André Luiz N. G. Estudo dirigido de Microsoft Office Excel 2003/avançado. Editora Érica, 2004. Manuais online do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP 2. Manuais online do Microsoft Word 2000/ ou XP. Manuais online do Microsoft Excel 2000 ou XP. Manuais online do Internet Explorer 6.0 ou superior. Manuais online do Outlook Express 6.0 ou superior. Ainda pode ser consultada qualquer fonte que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido, tais como revistas, livros, sites, jornais e diversas outras publicações pertinentes.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: COORD. REGULAÇÃO DE LIXO E RES. SÓLIDOS
Lei Orgânica do Município de Cachoeiro Itapemirim- ES. Lei nº 5.890/2006 - Institui o Plano Diretor Municipal e o Sistema de Planejamento e Gestão do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007- Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 - Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Regras de hierarquias no serviço público. Comportamento organizacional (motivação, liderança, comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal). Ética no serviço público (código de ética dos servidores públicos). Conhecimentos de informática: Sistema Operacional Microsoft Windows 2000/XP: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle). Organização de pastas e arquivos. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). Mapeamento de unidades de rede. Editor de Textos Microsoft Word 2003/2007: Criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de tabelas. Inserção e formatação de gráficos e figuras. Geração de mala direta. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: Criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas. Geração de gráficos. Classificação e organização de dados. Internet: O que é Internet. Como a Internet está estruturada. Como se conectar a Internet, segurança na internet, navegação, produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (email). O que é E-mail Quais são as vantagens de utilizar o E-Mail.
Sugestões Bibliográficas: Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007- Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil03/ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm. Código de Ética dos servidores Públicos Civis do ES. Disponível em: www.codigodeetica.es.gov.br/arquivos/c%F3digode%E9ticavers%E3ofinal2.pdf. Lei Orgânica do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. www.cmci.es.gov.br/cmci/arquivos/LOM.pdf. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 - Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, disponível em www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=636. VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 6ª ed. Campus, 2003. KRAYNAK, J. Office XP, ed. Berkely, 2001. RAMALHO, J.A. Office 97 Professional. Makron Books, 1995. CAPRON, H. L.; JOHSON J. A. Introdução à informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. COOPER, Brian. Como pesquisar na internet. Col. Sucesso Profissional Informática. Editora Publifolha. FILHO, Ozeas Vieira Santana. Introdução à internet. São Paulo: Editora Senac. MANZANO, André Luiz N. G. Estudo dirigido de Microsoft Office Excel 2003/avançado. Editora Érica, 2004. Manuais online do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP 2. Manuais online do Microsoft Word 2000/ ou XP. Manuais online do Microsoft Excel 2000 ou XP. Manuais online do Internet Explorer 6.0 ou superior. Manuais online do Outlook Express 6.0 ou superior. Ainda pode ser consultada qualquer fonte que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido, tais como revistas, livros, sites, jornais e diversas outras publicações pertinentes.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: COORD. REGULAÇÃO DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE
Lei Orgânica do Município de Cachoeiro Itapemirim- ES. Lei nº 5.890/2006 - Institui o Plano Diretor Municipal e o Sistema de Planejamento e Gestão do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. LEI Nº 4798/99 - Cria a Agência Municipal de Regulação dos serviços de saneamento de Cachoeiro de Itapemirim. Regras de hierarquias no serviço público. Comportamento organizacional (motivação, liderança, comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal). Ética no serviço público (código de ética dos servidores públicos). Conhecimentos de informática: Sistema Operacional Microsoft Windows 2000/XP: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle). Organização de pastas e arquivos. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). Mapeamento de unidades de rede. Editor de Textos Microsoft Word 2003/2007: Criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de tabelas. Inserção e formatação de gráficos e figuras. Geração de mala direta. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: Criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas. Geração de gráficos. Classificação e organização de dados. Internet: O que é Internet. Como a Internet está estruturada. Como se conectar a Internet, segurança na internet, navegação, produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (email). O que é E-mail Quais são as vantagens de utilizar o E-Mail.
Sugestões Bibliográficas: Código de Ética dos servidores Públicos Civis do ES. Disponível em: www.codigodeetica.es.gov.br/arquivos/c%F3digode%E9ticavers%E3ofinal2.pdf. Lei Orgânica do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. www.cmci.es.gov.br/cmci/arquivos/LOM.pdf. Lei 4798 - Cria a Agência Municipal de Regulação dos serviços de saneamento de Cachoeiro de Itapemirim, disponível em: www.agersa.es.gov.br/site/arquivos/legislacao/Lei%204798_99%20-%20Lei%20de%20Criacao%20da%20Agersa.pdf VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 6ª ed. Campus, 2003. KRAYNAK, J. Office XP, ed. Berkely, 2001. RAMALHO, J.A. Office 97 Professional. Makron Books, 1995. CAPRON, H. L.; JOHSON J. A. Introdução à informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. COOPER, Brian. Como pesquisar na internet. Col. Sucesso Profissional Informática. Editora Publifolha. FILHO, Ozeas Vieira Santana. Introdução à internet. São Paulo: Editora Senac. MANZANO, André Luiz N. G. Estudo dirigido de Microsoft Office Excel 2003/avançado. Editora Érica, 2004. Manuais online do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP 2. Manuais online do Microsoft Word 2000/ ou XP. Manuais online do Microsoft Excel 2000 ou XP. Manuais online do Internet Explorer 6.0 ou superior. Manuais online do Outlook Express 6.0 ou superior. Ainda pode ser consultada qualquer fonte que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido, tais como revistas, livros, sites, jornais e diversas outras publicações pertinentes. Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: COORD. REGULAÇÃO DE TRANSPORTES
Lei Orgânica do Município de Cachoeiro Itapemirim- ES. Lei n° 5.890/2006 - Institui o Plano Diretor Municipal e o Sistema de Planejamento e Gestão do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. LEI N° 4798/99 - Cria a Agência Municipal de Regulação dos serviços de saneamento de Cachoeiro de Itapemirim. Regras de hierarquias no serviço público. Comportamento organizacional (motivação, liderança, comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal). Ética no serviço público (código de ética dos servidores públicos). Conhecimentos de informática: Sistema Operacional Microsoft Windows 2000/XP: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle). Organização de pastas e arquivos. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). Mapeamento de unidades de rede. Editor de Textos Microsoft Word 2003/2007: Criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de tabelas. Inserção e formatação de gráficos e figuras. Geração de mala direta. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: Criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas. Geração de gráficos. Classificação e organização de dados. Internet: O que é Internet. Como a Internet está estruturada. Como se conectar a Internet, segurança na internet, navegação, produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (email). O que é E-mail Quais são as vantagens de utilizar o E-Mail.
Sugestões Bibliográficas: Código de Ética dos servidores Públicos Civis do ES. Disponível em: www.codigodeetica.es.gov.br/arquivos/c%F3digode%E9ticavers%E3ofinal2.pdf. Lei Orgânica do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. www.cmci.es.gov.br/cmci/arquivos/LOM.pdf. Lei 4798 - Cria a Agência Municipal de Regulação dos serviços de saneamento de Cachoeiro de Itapemirim, disponível em: www.agersa.es.gov.br/site/arquivos/legislacao/Lei%204798_99%20-%20Lei%20de%20Criacao%20da%20Agersa.pdf VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 6ª ed. Campus, 2003. KRAYNAK, J. Office XP, ed. Berkely, 2001. RAMALHO, J.A. Office 97 Professional. Makron Books, 1995. CAPRON, H. L.; JOHSON J. A. Introdução à informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. COOPER, Brian. Como pesquisar na internet. Col. Sucesso Profissional Informática. Editora Publifolha. FILHO, Ozeas Vieira Santana. Introdução à internet. São Paulo: Editora Senac. MANZANO, André Luiz N. G. Estudo dirigido de Microsoft Office Excel 2003/avançado. Editora Érica, 2004. Manuais online do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP 2. Manuais online do Microsoft Word 2000/ ou XP. Manuais online do Microsoft Excel 2000 ou XP. Manuais online do Internet Explorer 6.0 ou superior. Manuais online do Outlook Express 6.0 ou superior. Ainda pode ser consultada qualquer fonte que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido, tais como revistas, livros, sites, jornais e diversas outras publicações pertinentes. Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: COORD. REGULAÇÃO DE SANEAMENTO
Lei Orgânica do Município de Cachoeiro Itapemirim- ES. Lei nº 5.890/2006 - Institui o Plano Diretor Municipal e o Sistema de Planejamento e Gestão do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. LEI Nº 4798/99 - Cria a Agência Municipal de Regulação dos serviços de saneamento de Cachoeiro de Itapemirim. Decreto 22382/2011 - PMAE - Plano Municipal de Água e Esgoto do Município de Cachoeiro de Itapemirim/ES - PMAE. Regras de hierarquias no serviço público. Comportamento organizacional (motivação, liderança, comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal). Ética no serviço público (código de ética dos servidores públicos). Conhecimentos de informática: Sistema Operacional Microsoft Windows 2000/XP: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle). Organização de pastas e arquivos. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). Mapeamento de unidades de rede. Editor de Textos Microsoft Word 2003/2007: Criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de tabelas. Inserção e formatação de gráficos e figuras. Geração de mala direta. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: Criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas. Geração de gráficos. Classificação e organização de dados. Internet: O que é Internet. Como a Internet está estruturada. Como se conectar a Internet, segurança na internet, navegação, produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (email). O que é E-mail Quais são as vantagens de utilizar o E-Mail.
Sugestões Bibliográficas: Decreto 22382/2011 - PMAE - Plano Municipal de Água e Esgoto do Município de Cachoeiro de Itapemirim/ES - PMAE, disponível em www.agersa.es.gov.br/site/arquivos/legislacao/Decreto%20223822011PMAE.pdf. Código de Ética dos servidores Públicos Civis do ES. Disponível em: www.codigodeetica.es.gov.br/arquivos/c%F3digode%E9ticavers%E3ofinal2.pdf. Lei Orgânica do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. www.cmci.es.gov.br/cmci/arquivos/LOM.pdf. Lei 4798 - Cria a Agência Municipal de Regulação dos serviços de saneamento de Cachoeiro de Itapemirim, disponível em: www.agersa.es.gov.br/site/arquivos/legislacao/Lei%204798_99%20-%20Lei%20de%20Criacao%20da%20Agersa.pdf VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 6ª ed. Campus, 2003. KRAYNAK, J. Office XP, ed. Berkely, 2001. RAMALHO, J.A. Office 97 Professional. Makron Books, 1995. CAPRON, H. L.; JOHSON J. A. Introdução à informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. COOPER, Brian. Como pesquisar na internet. Col. Sucesso Profissional Informática. Editora Publifolha. FILHO, Ozeas Vieira Santana. Introdução à internet. São Paulo: Editora Senac. MANZANO, André Luiz N. G. Estudo dirigido de Microsoft Office Excel 2003/avançado. Editora Érica, 2004. Manuais online do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP 2. Manuais online do Microsoft Word 2000/ ou XP. Manuais online do Microsoft Excel 2000 ou XP. Manuais online do Internet Explorer 6.0 ou superior. Manuais online do Outlook Express 6.0 ou superior. Ainda pode ser consultada qualquer fonte que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido, tais como revistas, livros, sites, jornais e diversas outras publicações pertinentes.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
ESCOLARIDADE: ENSINO SUPERIOR
CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
COMUM A TODOS OS CARGOS DE ESCOLARIDADE: ENSINO SUPERIOR, CONFORME ANEXO I.
Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Coletivos. Aumentativos e diminutivos. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras - elementos mórficos. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Período composto - Coordenação, subordinação, orações reduzidas, orações intercaladas ou interferentes. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego de algumas classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. Alfabeto fonológico. Ortoepia. Prosódia. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem. Versificação. Literatura: Os gêneros literários.
Sugestões Bibliográficas: BECHARA, Evanildo, Gramática Escolar da Língua Portuguesa, Ed. Lucerna, 1999. CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Tereza Cochar, Gramática Reflexiva, Atual Ed., 1999. FARACO &MOURA, Gramática, Ed. Ática. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Novo Dicionário da Língua Portuguesa, RJ, Ed. Nova Fronteira, 2000. GIACOMOZZI, Giglio, et allii, Estudos de Gramática, Ed. FTD. PASQUALE &ULISSES, Gramática da língua Portuguesa, Ed. Scipione. TERRA, Ernani, Gramática, Ed, Scipione e outras publicações pertinentes.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
- Neste Concurso Público não serão adotadas as Novas Regras da Reforma Ortográfica.
CONTEÚDOS DE CONHECIMENTOS GERAIS
COMUM A TODOS OS CARGOS DE ESCOLARIDADE: ENSINO SUPERIOR, CONFORME ANEXO I.
Aspectos históricos e geográficos do Município de Cachoeiro de Itapemirim e do Estado do Espírito Santo. Assuntos ligados às atualidades nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Ambiental, Esportiva, Artística e Social. Conhecimentos Gerais do Município, Estado e no Brasil (História, geografia e atualidades). Meio ambiente: preservação e destruição envolvendo questões atuais. Cotidiano Brasileiro e Violência. Aspectos históricos e geográficos do município de Cachoeiro de Itapemirim. Noções básicas sobre o País, o Estado e o Município: Organização política, cultural, economia, educação, agricultura, pecuária, esporte, comércio e turismo. Atualidades das diversas áreas sociais e econômicas do cenário estadual, nacional e internacional.
Sugestões Bibliográficas: Pode ser consultada qualquer fonte que trate dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido, tais como revistas, sites, jornais e diversas outras publicações pertinentes.
CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA
COMUM A TODOS OS CARGOS DE ESCOLARIDADE: ENSINO SUPERIOR, CONFORME ANEXO I.
Conhecimentos básicos de hardware. Componentes e funções. Conexões e interfaces. Segurança física (equipamentos) e lógica (backup, vírus e antivírus). Software básico, utilitários e aplicativos. Ambientes Windows e Linux. Execução de procedimentos operacionais de rotina. Windows 98/Me/2000/XP, conceitos básicos, diretórios, arquivos, comando, configurações, arquivo de lote, antivírus, cópias de segurança MSOffice Word/2000/2007: conceitos básicos, navegando pelo ambiente, configurações, ajuda (help), comandos, funções, aplicativos básicos (Acessórios e Principal), editores de texto, planilhas eletrônicas. Excel: conceitos, configurações, comandos, funções, técnicas e recursos básicos e avançados para criar e manipular planilhas e gráficos; Conceitos e serviços relacionados à Internet e ao correio eletrônico. Power Point: Configurações, tipos de apresentações, formatações.
Sugestões Bibliográficas: VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 6ª ed. Campus, 2003. VASCONCELOS, L. Windows XP Professional e Home, Makron Books, 2001. RAMALHO, J.A. Windows 98. Makron Books, 1998. KRAYNAK, J. Office XP, ed. Berkely, 2001. RAMALHO, J.A. Office 97 Professional. Makron Books, 1995 e outras publicações pertinentes.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: ANALISTA AMBIENTAL
Lei Orgânica do Município de Cachoeiro Itapemirim- ES. Lei nº 5.890/2006 - Institui o Plano Diretor Municipal e o Sistema de Planejamento e Gestão do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. Conceito de Meio Ambiente, Meio Ambiente na Constituição, Licenciamento - avaliação controle de impacto ambiental, Educação Ambiental, Gestão em Unidade de Conservação, Sistema de Tratamento de Efluentes Líquidos, Conservação e Uso do solo. Controle de Poluição do Ar. Projetos Ambientais, Sistema de Gestão Ambiental, Tecnologias Limpas, Biomonitoramento, Instrumentos de Licenciamento Ambiental, Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia da Energia. Ecologia e ecossistemas brasileiros. Ciclos biogeoquímicos. Qualidade da água, poluição hídrica e tecnologia de tratamento de águas e efluentes para descarte/e ou reuso. Qualidade do solo e da água subterrânea. Gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos, hídricos e de água subterrânea. Caracterização e recuperação de áreas degradadas, em especial do solo e d'água subterrâneaLei . nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 - Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Lei nº 11.284, de 2 de março de 2006 - Dispõe sobre a gestão de florestas públicas para a produção sustentável... Decreto 22382/2011 - PMAE - Plano Municipal de Água e Esgoto do Município de Cachoeiro de Itapemirim/ES - PMAE.
Sugestões Bibliográficas: CUNHA, S.B; GUERRA, A.J.T. (orgs.) Avaliação e perícia ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. DERÍSIO, J. C. Introdução ao controle de poluição ambiental. São Paulo: CETESB, 1992. DIAS, G.F. 1994. Educação Ambiental: princípios e prática. São Paulo:Editora Gaia, 400p. GARAY, I.; DIAS, B. Conservação da biodiversidade. Rio de Janeiro : Vozes, 2001. INHOFF, K. ; INHOFF, K. Manual de Tratamento de Águas Residuárias. São Paulo: Edgard Blücher, 1998. JARDIM, N. S. (Coord.) Lixo Municipal: Manual de gerenciamento integrado. São Paulo: IPT:CEMPRE, 1995. (Publicações IPT; nº 2.163). JORDÃO, E. P. e P.; ARRUDA, C. Tratamento de esgotos domésticos. Rio de Janeiro, 3 edição, 1995. LEME, F. P. Teoria e Técnicas de Tratamento de Água. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1990. Decreto 22382/2011 - PMAE - Plano Municipal de Água e Esgoto do Município de Cachoeiro de Itapemirim/ES - PMAE, disponível em www.agersa.es.gov.br/site/arquivos/legislacao/Decreto%20223822011PMAE.pdf. Código de Ética dos servidores Públicos Civis do ES. Disponível em: www.codigodeetica.es.gov.br/arquivos/c%F3digode%E9ticavers%E3ofinal2.pdf. Lei Orgânica do Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. www.cmci.es.gov.br/cmci/arquivos/LOM.pdf. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 - Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, disponível em: www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=636. Lei nº 11.284, de 2 de março de 2006 - Dispõe sobre a gestão de florestas públicas para a produção sustentável..., disponível: www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=485. Outras publicações pertinentes ao conteúdo.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: ANALISTA ECONÔMICO
Introdução à economia: escassez e problemas econômicos fundamentais; organização econômica; princípios da economia; interdependência e ganhos de comércio; possibilidades de produção especialização e comércio; vantagem comparativa, vantagem absoluta e custo de oportunidade. Microeconomia: demanda do consumidor: curvas de indiferença e limitação orçamentária, equilíbrio do consumidor e mudanças pela variação de preços e renda, curva de demanda, variáveis que afetam a demanda; oferta do mercado: variáveis que afetam a oferta, curva de oferta; equilíbrio do mercado de bens e serviços; elasticidades; classificação dos bens: normais, inferiores, bem de Giffen, substitutos, complementares; excedente do consumidor, excedente do produtor e excedente total; oferta do produtor: teoria da produção, fatores de produção, função de produção e suas propriedades, isoquantas, função de produção com proporções fixas e variáveis, combinação ótima de fatores, firma multiprodutora; custos: custos de produção, conceitos, curva de isocustos, custo fixo e variável, custo médio e custo marginal; estruturas de mercado: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística, oligopólio. Macroeconomia: contabilidade nacional: conceito e quantificação da renda e do produto, produto e renda das empresas e das famílias, gastos e receitas do governo; balanço de pagamentos: conta de transações correntes, conta de capital, conceitos de déficit e superávit; contas nacionais do Brasil; números índices; tabela de relações insumo/produto; moeda e bancos: funções da moeda, demanda por moeda, bancos e oferta de moeda, definição de moeda e quase-moeda, multiplicador da moeda; instrumentos de controle monetário; determinação da renda e do produto nacionais: modelo keynesiano básico, equilíbrio entre oferta agregada e demanda agregada; multiplicador keynesiano de gastos; interligação entre o lado real e monetário; modelo IS-LM; inflação: causas e efeitos da inflação; teoria quantitativa da moeda; curva de Philips; inflação e políticas de estabilização; inflação de demanda e de custos; imposto inflacionário; produção e crescimento econômico: importância e determinantes da produtividade, crescimento econômico e políticas públicas, modelos de crescimento econômico. Economia do setor público: racionalidade econômica da existência do governo; eficiência dos mercados competitivos; falhas do mercado; equilíbrio geral e teoria do bem-estar; bens públicos; teoria da escolha pública; externalidades; objetivos da política fiscal e funções do governo; teoria da tributação: conceitos de eqüidade, progressividade, neutralidade e simplicidade; impostos com base de incidência na renda, no patrimônio e no consumo; imposto sobre o valor adicionado; cálculo do imposto por dentro e por fora; sistema tributário na Constituição Brasileira de 1988; gastos públicos: conceitos; medidas; modelos de gastos públicos; política fiscal e política monetária; federalismo fiscal; títulos públicos, déficit público e dívida pública; imposto inflacionário, senhoriagem e curva de Laffer; financiamento do déficit público; estado e empresas estatais no desenvolvimento econômico; finanças públicas entre 1964 e 1980; finanças públicas no regime de alta inflação (1981/1994); finanças públicas na fase de estabilização (1995/1998); privatizações e plano nacional de desestatizações - PND; teoria da regulação e agências de controle. Lei de Responsabilidade Fiscal: inovações introduzidas pela LRF; efeitos no planejamento e no processo orçamentário; limites para despesas de pessoal; limites para a dívida; transferências voluntárias; gestão patrimonial; mecanismos de transparência, controle e fiscalização. Planejamento estratégico: conceitos; princípios; planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional; elaboração e implementação do planejamento estratégico: diagnóstico estratégico externo, diagnóstico estratégico da organização, missão, visão, valores, construção de cenários, benchmarking; controle e avaliação do planejamento estratégico; auditoria de desempenho e de resultados.
Sugestões Bibliográficas: BUCHHOLZ, T. G. Novas idéias de economistas mortos. Rio de Janeiro: Record, 2000. CRESPO, A. Antônio. Estatística Fácil. São Paulo: 18. ed. Editora saraiva, 2002. DOWNING. D., CLARK, J. Estatística Aplicada. São Paulo, Saraiva. 2. ed, 2003. MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia. SP: Thomson Learning, 2005. MORETTIN, P.A.; BUSSAB, W. O. Estatística Básica . Editora Saraiva. 5.ed, 2006. PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: Fundamentos e Técnicas. 4.ed. SP: Atlas, 2007. PINHO, Diva Benevides e VASCONCELLOS, Marco Antonio. Manual de Economia. SP: Saraiva, 2004. ROSSETTI, J. P. Introdução à economia. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1988. TROSTER, R. L. & MOCHÓN, F. Introdução à economia. São Paulo: Makron Books, 1999. VASCONCELOS, M. A. S. Economia: micro e macro. São Paulo: Atlas, 2000. Outras publicações pertinentes ao conteúdo.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: CONTADOR
Estrutura conceitual básica da contabilidade. Princípios fundamentais da contabilidade. Depreciação. Amortização. Apuração de resultados. Demonstrações contábeis. Contabilidade Pública: conceito, campo de aplicação. A função da contabilidade na Administração Pública. Sistemas da contabilidade pública: objetivo e classificação. Sistemas: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. Demonstrações contábeis de entidades governamentais (Lei n° 4.320/64). Balanços: orçamentário, financeiro, patrimonial e demonstração das variações patrimoniais. Relatório resumido da execução orçamentária e relatório de gestão fiscal: regulamentação e composição segundo a Lei Complementar n° 101/2000. Exercício financeiro: definição. Regime contábil: classificação. Regime de caixa e de competência. Regime contábil brasileiro: reconhecimento das receitas e despesas públicas. Exercício financeiro das entidades governamentais. Aplicação dos princípios fundamentais de contabilidade na área pública. Receita Pública: conceito. Controle da execução da receita orçamentária: contabilização dos estágios de realização da receita orçamentária. Receita extra-orçamentária: definição, casos de receita extra-orçamentária e contabilização. Dívida Ativa: conceito, classificação, apuração, inscrição e cobrança. Contabilização. Despesa Pública: conceito. Controle da execução da despesa orçamentária: contabilização dos estágios de realização da despesa orçamentária. Despesa extra-orçamentária: definição, casos de despesa extra-orçamentária e contabilização. Dívida Pública: conceito e classificação. Dívida Flutuante: consignações, retenções, restos a pagar, serviços da dívida a pagar e débitos de tesouraria. Definições e contabilizações. Dívida Fundada: operações de crédito: definição, classificação, regulamentação e contabilização. Formas de gestão dos recursos financeiros. Gestão por caixa único: definição. Princípio de unidade de tesouraria. Gestão por fundos especiais regulamentados: conceito, regulamentação e contabilização. Adiantamentos: conceito e contabilização. Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI): conceito, objetivos, principais documentos. Planejamento Governamental: Conceito de Planejamento. Plano de Governo: conceito, estrutura atual do sistema orçamentário brasileiro. Base legal do planejamento governamental. Sistema Orçamentário Brasileiro. Plano Plurianual: conceito, objetivo e conteúdo. Lei de Diretrizes Orçamentárias: conceito, objetivo e conteúdo. Metas Fiscais e Riscos Fiscais. Lei de Orçamento Anual: conceito de Orçamento Público. Princípios orçamentários. Aspectos político, jurídico, econômico e financeiro do Orçamento. Conteúdo do Orçamento-programa: quadros que o integram e acompanham, conforme a Lei n° 4.320/64 e a Lei Complementar n° 101/2000. Classificações Orçamentárias. Classificação da receita por categorias econômicas. A classificação da receita de acordo com a Portaria n° 163/2001. Classificação da despesa. Classificação institucional. Classificação funcional-programática. Classificação econômica. A classificação da despesa conforme a Lei n° 4.320/64, a Portaria n° 42/99 e a Portaria n° 163/2001. Processo Orçamentário. Elaboração da proposta orçamentária: conteúdo, forma e competência. Discussão, votação e aprovação: encaminhamento da proposta ao Poder Legislativo. Emendas, vetos e rejeição à proposta orçamentária. Aprovação da Lei de Orçamento. Execução orçamentária da receita: programação financeira, lançamento, arrecadação e recolhimento. Conceitos. Execução orçamentária da despesa: programação financeira, licitação, empenho, liquidação e pagamento. Câmara Municipal: função legislativa, função de controle e função de fiscalização. Contrato administrativo: conceito, tipos e cláusulas essenciais. Licitação: conceito, princípios, modalidades características, procedimentos, dispensa, inexigibilidade e procedimentos (Lei 8.666, de 21.06.93 e suas alterações posteriores, Lei 10.520/2002). Servidores públicos: conceito. Agentes públicos. Cargo, emprego e função. Regime jurídico do servidor. Normas constitucionais pertinentes à remuneração ou vencimento. Regime de subsídios. Normas comuns à remuneração e aos subsídios. Bens públicos: conceito e classificação dos bens públicos. Alienação dos bens públicos. Controle Governamental: conceito de controle. Tipos e formas de controle. Controle interno, externo e integrado. Fiscalização dos atos da Administração pelo Poder Legislativo. NBCASP - Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.
Sugestões Bibliográficas: Lei 4.320 de 17/03/64; Lei 8.666 de 21/06/93 com alterações da Lei 8.883/94 e suas atualizações; Lei Complementar 101 de 04/05/2000; Lei 6.404 de 31/12/76 com alterações da Lei 10.303/01, Lei 10.520/2002, Lei Complementar 123/2006. AZEVEDO Ricardo Rocha de, SOUZA José Antônio de e VEIGA Cátia Maria Fraguas. NBCASP Comentadas - 2ª Edição. Editora: Tecnodata Educacional Ltda. GIAMBIAGI, F. e ÁLEM, C. Finanças Públicas. Ed. Campus. REZENDE, F. Finanças Públicas. Ed. Atlas. GIACOMONI. Orçamento Público. Ed. Atlas. PEGAS. MOTA, F. Glauber Lima. Contabilidade aplicada à administração pública. 6 ed. Brasília: VESTCON, 2002. Equipe de Professores da FEA/USP. Contabilidade Introdutória. 9 ed. São Paulo: Atlas, 1998. MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. São Paulo: Atlas. IUDICIBUS, Sérgio de, MARTINS, Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das Sociedades Por Ações: Aplicável Também às Demais Sociedades. São Paulo. Atlas. KOHAMA, Helio. Contabilidade pública: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 1995. KOHAMA, Helio. Balanços públicos: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000. SLOMSKI, Valmor. Manual de contabilidade pública: um enfoque na contabilidade municipal. São Paulo: Atlas, 2001. ANGELICO, João. Contabilidade Pública. Atlas. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. Contém o ABC. 6 ed. São Paulo: Atlas, 1998. GRECO, Aluisio e AREND, Lauro. Contabilidade. Editora Sagra Luzzato. 7ª Ed. 584p. HORNGREN, Charles T. Contabilidade de Custos. Um enfoque administrativo. São Paulo: Atlas, 1986. ANGÉLICO, João. Contabilidade pública. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
Atenção:
- A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.
ANEXO III
ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS
01. MOTORISTA
Descrição Sumária do Cargo: Os ocupantes do cargo têm como atribuições a execução das tarefas referentes à condução de veículos leves e pesados, manipulando os comandos de marchas e direção, no transporte de servidores e cargas em geral.
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Dirigir veículos oficiais, transportando pessoas e materiais;
- Zelar pelo abastecimento, conservação e limpeza do veículo sob sua responsabilidade;
- Efetuar pequenos reparos no veículo sob sua responsabilidade;
- Comunicar ao chefe imediato a ocorrência de irregularidades ou avarias com o veículo sob sua responsabilidade;
- Proceder ao controle continua de consumo de combustível, lubrificantes e manutenção em geral;
- Proceder ao mapeamento de viagens, identificando usuários, seu destino, quilometragem, horários de saída e chegada;
- Tratar os passageiros com respeito e urbanidade;
- Manter atualizada sua Carteira Nacional de Habilitação e a verificação da documentação do veículo;
- Atender as necessidades de deslocamento a serviço, segundo determinação dos usuários, registrando as ocorrências;
- Executar outras atividades compatíveis com o cargo;
- Exercer outras atividades correlatas que lhe forem conferidas por superior.
02. AUXILIAR DE OUVIDORIA
Descrição Sumária do Cargo: atuar no setor de ouvidoria, fazendo ligações e buscar informações sobre os atendimentos, recebendo, examinando e dando encaminhamento a reclamações, denúncias, pedidos de informações, críticas, elogios, sugestões etc.
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Auxiliar diretamente na atuação do recebimento, processando e provimento as reclamações e proposições dos usuários, relacionados à prestação dos serviços públicos delegados e regulados por lei municipal
- Atender as ligações para elogios e/ou reclamações dos clientes, e elaborar relatórios para gerência.
- Ter a iniciativa necessária para passar feedback dos atendimentos via telefone;
- Zelar pelos interesses do ente Regulador e dos usuários dos serviços públicos delegados e regulados;
- Auxiliar no monitoramento das soluções das reclamações;
- Assegurar a participação da comunidade na Instituição, para promover a melhoria dos serviços oferecidos;
- Atender às pessoas com cortesia e respeito, evitando qualquer discriminação ou pré- julgamento;
- Agir com integridade, transparência e imparcialidade;
- Atuar com agilidade e precisão;
- Resguardar o sigilo das informações;
- Exercer outras atividades correlatas que lhe forem conferidas por superior.
03. AUXILIAR DE SERVIÇOS OPERACIONAIS
Descrição Sumária do Cargo: Realizar atividades de natureza multifuncional, a fim de fornecer auxílio na execução de diversos trabalhos no interior de unidades organizacionais e no ambiente externo, que não exija conhecimento técnico ou específico, com ações operativas de ajudar, varrer, limpar, lavar, espanar, servir, transportar, escavar, assentar, caminhar, subir escadas, operar, manusear, arrumar, organizar, executar, carregar e descarregar, em benefício do exercício das funções necessárias ao adequado funcionamento da AGERSA.
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Executar atividades relativas à limpeza, conservação de dependências, instalações, máquinas, equipamentos, instrumentos, utensílios e demais materiais de trabalho utilizados nas unidades organizacionais da AGERSA;
- Realizar atividades de natureza manual e que importem em esforço físico, em todas as unidades organizacionais de prestação de serviços públicos municipais;
- Executar atividades dentro das orientações técnicas e operacionais transmitidas, especificamente, pelo responsável da unidade organizacional, cumprindo prazos, roteiros, horários, de modo a auxiliar na realização das atividades finalísticas do órgão;
- Operar máquinas, equipamentos, instrumentos manuais ou de manejo, que sejam comuns às atividades rotineiras das pessoas em sociedade, atendendo apenas às orientações específicas que forem necessárias ao cumprimento dos objetivos da unidade organizacional;
- Zelar pela guarda, conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos, ferramentas e utensílios de trabalho.
- Executar serviços solicitados ou pertinentes a sua ocupação e nas diversas modalidades; Executar serviços de limpeza e arrumação nas dependências da Prefeitura Municipal e outros próprios municipais, serviços que visem o bom funcionamento e apresentação dos prédios públicos;
- Realizar, eventualmente, serviços externos para atender as necessidades do setor em que estiver lotado;
- Executar serviços de vigilância e recepção em portarias;
- Atuar,quando solicitado, na execução dos serviços de limpeza de ruas, parques, jardins e demais logradouros e vias públicas;
- Executar serviços de entrega e recepção de documentos entre as secretarias municipais, assim como, entre a Prefeitura Municipal e os diversos órgãos públicos;
- Executar serviços de carga e descarga de mercadorias, pacotes, embrulhos, entre outros, transportados por caminhões e veículos;
- Fornecer apoio e auxílio na execução de serviços referentes a pinturas em geral, encanamento, calçamento, carpintaria, marcenaria, lanternagem de veículos, construção, pavimentação e reforma de ruas, praças e jardins; zelar pela conservação dos equipamentos e ferramentas, bem como a limpeza do local de trabalho;
- Executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.
- Exercer outras atividades correlatas que lhe forem conferidas por superior.
04. AUXILIAR DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Descrição Sumária do Cargo: Os ocupantes do cargo têm como atribuições a execução de tarefas de natureza rotineira de limpeza arrumação e de zeladoria em geral nas dependências da AGERSA, preparar cafezinhos lanches bem como realizar trabalhos de coleta e entrega de documentos e outros afins.
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Limpar e arrumar as dependências e instalações da AGERSA, a fim de mantê-la nas condições de asseio requeridas;
- Recolher o lixo da unidade em que serve, acondicionando detritos e depositando-os de acordo com as determinações definidas;
- Percorrer as dependências da unidade em que serve, abrindo e fechando janelas, portas e portões, bem como ligando e desligando pontos de iluminação, máquinas e aparelhos elétricos;
- Manter a devida higiene e conservação das instalações sanitárias e de cozinha;
- Remover o pó de móveis, paredes, tetos, portas, janelas e equipamentos;
- Preparar e servir café ou pequenos lanches a visitantes e servidores da Câmara;
- Verificar o prazo de validade dos alimentos antes de prepará-los;
- Manter limpos os utensílios de copa e cozinha efetuando a lavagem e guarda;
- Verificar o estado de conservação dos alimentos, separando os que não estejam em condições adequadas de utilização, a fim de assegurar a qualidade dos produtos consumidos;
- Verificar a existência de material de limpeza e alimentação e outros itens relacionados com seu trabalho, comunicando ao superior imediato a necessidade de reposição, quando for o caso;
- Receber e armazenar os gêneros alimentícios, material de limpeza de acordo com normas e instruções estabelecidas, a fim de atender aos requisitos de conservação e higiene;
- Manter limpo e arrumado o material sob sua guarda;
- Comunicar ao superior imediato qualquer irregularidade verificada, bem como a necessidade de consertos e reparos nas dependências, móveis e utensílios que lhe cabe manter limpos e com boa aparência;
- Comunicar ao superior imediato qualquer irregularidade verificada, bem como a necessidade de consertos e reparos nas dependências, móveis e utensílios, que lhe cabe manter limpos e com boa aparência;
- Executar serviços de carga e descarga de mercadorias, pacotes, embrulhos, entre outros, transportados por caminhões e veículos;
- Executar serviços de vigilância e recepção em portarias; atuar,quando solicitado, na execução dos serviços de limpeza de ruas, parques, jardins e demais logradouros e vias públicas;
- Cumprir mandados internos e externos, executando tarefas de coleta e entrega de documentos, mensagens ou pequenos volumes;
- Exercer outras atividades correlatas que lhe forem conferidas por superior.
05. AUXILIAR DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
Descrição Sumária do Cargo: Atividades relacionadas com a execução de serviços administrativos que envolvem o apoio às diversas áreas de uma organização, como por exemplo, atender fornecedores e clientes, efetuar cadastros, digitação, fornecer e receber informações sobre produtos e serviços, cuidar de documentações específicas.
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Coordenar e executar trabalhos relacionados com a organização e atualização de arquivos e fichários;
- Redigir instruções, ordens de serviço, minutas de cartas, ofícios, memorandos e atos administrativos sobre assuntos do órgão;
- Auxiliar na aquisição e, suprimento de material permanente e de consumo divulgação de editais e outras tarefas correlatas;
- Coordenar, controlar e executar o cadastramento dos bens de caráter permanente;
- Auxiliar o pessoal técnico na definição de objetivos e no planejamento administrativo do órgão;
- Auxiliar e propor o aperfeiçoamento e adequação da legislação e normas específicas, bem como, métodos e técnicas de trabalho;
- Participar, mediante supervisão e orientação, de trabalhos relacionados à concorrência ou tomada de preços para aquisição de material, redigindo atos, termos de ajuste e contratos correspondentes;
- Executar trabalhos referentes ao registro, análise e controle de serviços contábeis; Executar trabalhos relativos a balancetes, análises e controles estatísticos;
- Executar serviços de cadastro geral, manutenção e organização de arquivos cadastrais, microfilmagem, e equipamento específico;
- Executar serviços de análise e encaminhamento de processos, pesquisa legislativa e jurisprudencial;
- Executar serviços relativos à atualização de registros funcionais, elaboração de folhas de pagamento, datilografia, cadastramento de servidores, operação de máquinas diversas e compra e controle de material;
- Organizar e controlar os serviços de recepção, encaminhamento de documentos e correspondência em geral;
- Secretariar autoridades de hierarquia superior, redigindo expedientes relacionados as suas atividades;
- Integrar-se em projetos de pesquisa, levantamento de dados e diagnósticos, emprestando apoio administrativo necessário;
- Fornecer dados estatísticos e apresentar relatórios de suas atividades;
- Exercer outras atividades correlatas que lhe forem conferidas por superior.
06. COORDENADOR DE REGULAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS
Descrição Sumária do Cargo: Atividades relacionadas com trabalhos de planejamento, coordenação, controle e execução de atividades técnicas, administrativas, referente aos espaços públicos do município.
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Realizar estudos e fornecer elementos técnicos para a definição e/ou modificação dos padrões de operação e de prestação dos serviços de espaços públicos municipais;
- Auxiliar na elaboração das propostas de normas, regulações técnicas para a definição dos padrões de serviços e a fiscalização e acompanhamento da prestação dos serviços;
- Executar programas regulares, acompanhamento das informações sobre a prestação dos serviços de espaços públicos municipais, visando identificar a regularidade ou desvios no atendimento aos padrões estabelecidos;
- Executar de modo sistemático ou em regime especial, a fiscalização e verificação em campo do funcionamento dos sistemas e dos padrões efetivos dos serviços ofertados, desde a produção até o consumidor, identificando e tratando os desvios constatados, inclusive mediante autuações e sanções cabíveis;
- Solicitar auditorias e processos de certificação técnica nos sistemas de espaços públicos municipais, elaborando e apresentando seus resultados e propostas de medidas decorrentes.
- Desenvolver outras atividades pertinentes e necessárias ao pleno desempenho das funções do cargo.
07. COORDENADOR DE REGULAÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Descrição Sumária do Cargo: Atividades relacionadas com trabalhos de planejamento, coordenação, controle e execução de atividades técnicas, administrativas, referente a iluminação pública.
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Realizar estudos e fornecer elementos técnicos para a definição e/ou modificação dos padrões de operação e de prestação dos serviços de iluminação pública;
- Auxiliar na elaboração das propostas de normas, regulações técnicas para a definição dos padrões de serviços e a fiscalização e acompanhamento da prestação dos serviços;
- Executar programas regulares, acompanhamento das informações sobre a prestação dos serviços de iluminação pública, visando identificar a regularidade ou desvios no atendimento aos padrões estabelecidos;
- Executar de modo sistemático ou em regime especial, a fiscalização e verificação em campo do funcionamento dos sistemas e dos padrões efetivos dos serviços ofertados, desde a produção até o consumidor, identificando e tratando os desvios constatados, inclusive mediante autuações e sanções cabíveis;
- Solicitar auditorias e processos de certificação técnica nos sistemas de iluminação pública, elaborando e apresentando seus resultados e propostas de medidas decorrentes.
- Desenvolver outras atividades pertinentes e necessárias ao pleno desempenho das funções do cargo.
08. COORDENADOR DE REGULAÇÃO DE LIXO E RESÍDUOS SÓLIDOS
Descrição Sumária do Cargo: Atividades relacionadas com trabalhos na fiscalização dos serviços de limpeza pública, recolhimento de lixo e zelando pelo cumprimento de leis e regulamentos municipais.
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Realizar estudos e fornecer elementos técnicos para a definição e/ou modificação dos padrões de operação e de prestação dos serviços de resíduos sólidos;
- Auxiliar na elaboração das propostas de normas, regulações técnicas para a definição dos padrões de serviços e a fiscalização e acompanhamento da prestação dos serviços;
- Executar programas regulares, acompanhamento das informações sobre a prestação dos serviços de resíduos sólidos, visando identificar a regularidade ou desvios no atendimento aos padrões estabelecidos;
- Executar de modo sistemático ou em regime especial, a fiscalização e verificação em campo do funcionamento dos sistemas e dos padrões efetivos dos serviços ofertados, desde a produção até o consumidor, identificando e tratando os desvios constatados, inclusive mediante autuações e sanções cabíveis;
- Solicitar auditorias e processos de certificação técnica nos sistemas de resíduos sólidos, elaborando e apresentando seus resultados e propostas de medidas decorrentes.
- Desenvolver outras atividades pertinentes e necessárias ao pleno desempenho das funções do cargo.
09. COORDENADOR DE REGULAÇÃO DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE
Descrição Sumária do Cargo: Atividades relacionadas com trabalhos na execução, coordenar e controle as atividades de propaganda e publicidade da AGERSA - Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim.
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Realizar estudos e fornecer elementos técnicos para a definição e/ou modificação dos padrões de operação e de prestação dos serviços de propaganda e publicidade;
- Auxiliar na elaboração das propostas de normas, regulações técnicas para a definição dos padrões de serviços e a fiscalização e acompanhamento da prestação dos serviços;
- Executar programas regulares, acompanhamento das informações sobre a prestação dos serviços de propaganda e publicidade, visando identificar a regularidade ou desvios no atendimento aos padrões estabelecidos;
- Executar de modo sistemático ou em regime especial, a fiscalização e verificação em campo do funcionamento dos sistemas e dos padrões efetivos dos serviços ofertados, desde a produção até o consumidor, identificando e tratando os desvios constatados, inclusive mediante autuações e sanções cabíveis;
- Solicitar auditorias e processos de certificação técnica nos sistemas de propaganda e publicidade, elaborando e apresentando seus resultados e propostas de medidas decorrentes.
- Desenvolver outras atividades pertinentes e necessárias ao pleno desempenho das funções do cargo.
10. COORDENADOR DE REGULAÇÃO DE TRANSPORTE
Descrição Sumária do Cargo: Atividades relacionadas com trabalhos na execução, coordenar e controle as atividades de transporte da AGERSA - Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Realizar estudos e fornecer elementos técnicos para a definição e/ou modificação dos padrões de operação e de prestação dos serviços de transporte;
- Auxiliar na elaboração das propostas de normas, regulações técnicas para a definição dos padrões de serviços e a fiscalização e acompanhamento da prestação dos serviços;
- Executar programas regulares, acompanhamento das informações sobre a prestação dos serviços de transporte, visando identificar a regularidade ou desvios no atendimento aos padrões estabelecidos;
- Executar de modo sistemático ou em regime especial, a fiscalização e verificação em campo do funcionamento dos sistemas e dos padrões efetivos dos serviços ofertados, desde a produção até o consumidor, identificando e tratando os desvios constatados, inclusive mediante autuações e sanções cabíveis;
- Solicitar auditorias e processos de certificação técnica nos sistemas de transporte, elaborando e apresentando seus resultados e propostas de medidas decorrentes.
- Desenvolver outras atividades pertinentes e necessárias ao pleno desempenho das funções do cargo.
11. COORDENADOR DE REGULAÇÃO DE SANEAMENTO
Descrição Sumária do Cargo: contribuir para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das atividades relacionadas diretamente com as competências, a missão e o plano de trabalho da AGERSA - Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim, visando o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos.
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Realizar estudos e fornecer elementos técnicos para a definição e/ou modificação dos padrões de operação e de prestação dos serviços de saneamento;
- Auxiliar na elaboração das propostas de normas, regulações técnicas para a definição dos padrões de serviços e a fiscalização e acompanhamento da prestação dos serviços;
- Executar programas regulares, acompanhamento das informações sobre a prestação dos serviços de saneamento, visando identificar a regularidade ou desvios no atendimento aos padrões estabelecidos;
- Executar de modo sistemático ou em regime especial, a fiscalização e verificação em campo do funcionamento dos sistemas e dos padrões efetivos dos serviços ofertados, desde a produção até o consumidor, identificando e tratando os desvios constatados, inclusive mediante autuações e sanções cabíveis;
- Solicitar auditorias e processos de certificação técnica nos sistemas de saneamento, elaborando e apresentando seus resultados e propostas de medidas decorrentes.
- Desenvolver outras atividades pertinentes e necessárias ao pleno desempenho das funções do cargo.
12. ANALISTA AMBIENTAL
Descrição Sumária do Cargo: Atividades relacionadas com trabalhos técnicos ligados ao planejamento ambiental, organizacional e estratégico afetos à execução das políticas nacionais, estaduais e municipais de meio ambiente.
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Planejar, coordenar e supervisionar as atividades de sua competência;
- Desenvolver as atividades decorrentes da aplicação da legislação ambiental nacional, estadual e municipal, por meio de: Fiscalização e Licenciamento Ambiental de Fontes de Poluição e de degradação ambiental;
- Atender a situações de emergência envolvendo acidentes ambientais;
- Realizar Auditoria de Conformidade Legal: levantamentos, vistorias e avaliações ambientais, identificação e caracterização de fontes de poluição, realização de amostragens para avaliação da qualidade do meio e de emissões em fontes de poluição, interpretação de dados ambientais e elaboração de relatórios técnicos;
- Participar junto à equipe técnica da Agência Ambiental na avaliação de: efeitos da poluição por emissões gasosas, líquidas e resíduos sólidos, sistemas de controle de poluição ambiental, sistemas de gestão ambiental, novas tecnologias para a redução da emissão de poluentes;
- Atuar nas diversas áreas/unidades, exercendo atribuições no âmbito de sua capacitação técnica e formação, bem como implementando políticas e realizando estudos e pesquisas relativos a essas atribuições;
Desenvolver outras atividades pertinentes e necessárias ao desempenho das funções do cargo.
13. ANALISTA ECONÔMICO
Descrição Sumária do Cargo: Atividades relacionadas com trabalhos técnicos que envolvam assuntos relacionados com a interpretação, aplicação de legislação e emissão de pareceres em assuntos diversos na área de economia.
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Realizar estudos a partir de diagnósticos de problemas econômicos;
- Realizar análise e perícias da situação econômica, financeira e administrativa do órgão;
- Realizar estudos e trabalhos sobre a organização e planejamento de produção;
- Realizar estudos sobre os fatores de produção, circulação e distribuição dos produtos nas diferentes regiões dos pais;
- Realizar coleta e interpretação de dados econômicos sobre produção, distribuição e consumo de mercadorias;
- Analisar crises econômicas e propostas de medidas aconselháveis as suas soluções;
- Estudar fatores de formação de preços nos centros produtores e mercados consumidores acompanhados de números, índices. tabelas e gráficos;
- Realizar análise e orientação da política de preços e salários;
- Realizar estudos, com órgãos especializados e instituições interessadas, das condições e exigências dos mercados externos, para o desenvolvimento da exportação;
- Avaliar e analisar os custos de produção dos projetos, acompanhamento o controle de sua programação física e financeira;
- Examinar e emitir parecer sobre a fixação de preços para alienação de terras que tenham sido ou venham a ser incorporados ao patrimônio do órgão;
- Colaborar em estudos, objetivando as operações de compra e venda de imóveis para execução de projetos;
- Realizar estudos de viabilidade econômica para a fundação de cooperativas;
- Realizar trabalhos visando orientar as entidades sindicais e de cooperativismo no que se refere aos problemas de pesquisa de mercado, mão-de-obra, produção, produtividade face aos objetivos nacionais, estaduais e municipais;
- Realizar estudos e pesquisas relacionadas com a regulação do abastecimento de produtos essenciais;
- Desenvolver estudos cíclicos por produto essencial nas fases de produção, transporte, armazenamento e comercialização;
- Fornecer dados estatísticos e apresentar relatórios de suas atividades;
- Emitir laudos e pareceres sobre assuntos de sua área de competência;
- Executar outras atividades compatíveis com o cargo.
- Exercer as demais incumbências que lhe forem atribuídas pelo Regimento Interno;
- Realizar outras atribuições compatíveis - com sua especialização profissional.
14. CONTADOR
Descrição Sumária do Cargo: O ocupante do cargo executará tarefas referentes a administração financeira, contábil e auditoriais.
Descrição Detalhada das Tarefas:
- Elaborar planos de contas e preparar normas de trabalho de contabilidade;
- Elaborar os balancetes mensais, orçamentários, financeiro e patrimonial com os respectivos demonstrativos;
- Elaborar balanços gerais com os respectivos demonstrativos;
- Elaborar registros de operações contábeis;
- Organizar dados para a proposta orçamentária;
- Elaborar certificados de exatidão de balanços e outras peças contábeis;
- Fazer acompanhamento da legislação sobre execução orçamentária;
- Controlar empenhos e anulação de empenhos;
- Orientar na organização de processo de tomadas de prestação de contas;
- Assinar balanços e balancetes;
- Fazer registros sistemáticos da legislação pertinente às atividades de contabilidade de administração financeira;
- Opinar a respeito de consultas formuladas sobre matéria de natureza técnica, jurídico contábil, financeira e orçamentária, propondo se for o caso, as soluções cabíveis em tese;
- Realizar trabalhos de auditoria contábil interna, inspecionando regularmente a escrituração dos livros fiscais, verificando se os registros efetuados correspondem aos documentos que lhes deram origem;
- Supervisionar os cálculos de reavaliação do ativo e de depreciação de veículos, máquinas, móveis, utensílios e instalações, ou participar destes trabalhos, adotando os índices indicados para cada ano;
- Realizar perícias e verificações judiciais ou extrajudiciais;
- Fornecer dados estatísticos e apresentar relatórios de suas atividades;
- Emitir pareceres, laudos e informações sobre assuntos contábeis, financeiros e orçamentários;
- Exercer as demais incumbências que lhe forem atribuídas pelo Regimento Interno;
- Realizar outras atribuições compatíveis com sua especialização profissional.
ANEXO IV
FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS
NOME DO(A) CANDIDATO(A):
N° INSCRIÇÃO:
CARGO:
ATENÇÃO:
- Os Títulos deverão ser apresentados no período 29 a 31 de MAIO 2012 via SEDEX, para a empresa Gualimp Assessoria e Consultoria Ltda, no endereço: Rua Manoel Alves de Siqueira, 41, Bairro Bela Vista, Guaçuí-ES CEP 29.560-000.
- É necessário ANEXAR cópia autenticada dos títulos abaixo relacionados.
- A escolha dos documentos a serem apresentados é exclusiva do candidato.
- O candidato deverá OBRIGATORIAMENTE AUTUAR (NUMERAR e ASSINAR) todas as folhas apresentadas para a prova de títulos, sob pena de serem considerados como inválidos.

RELAÇÃO DE TÍTULOS ENTREGUES
Alínea "a" DOUTORADO - Valor 25,00 (vinte e cinco) pontos - Máximo 01 (um) certificado
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de doutorado. Também será aceito Certificado/declaração de conclusão de doutorado, desde que acompanhado do histórico do curso, na área de formação a que concorre.
Descrição do Certificado
Pontos atribuídos pelo Candidato
Pontos atribuídos pelo Avaliador



Alínea "b" MESTRADO - Valor 15,00 (quinze) pontos - Máximo 01 (um) certificado
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de mestrado. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de mestrado, desde que acompanhado do histórico do curso, na área de formação a que concorre.
Descrição do Certificado
Pontos atribuídos pelo Candidato
Pontos atribuídos pelo Avaliador



Alínea "c" PÓS-GRADUAÇÃO "Latu Sensu" - Valor 5,00 (cinco) pontos - Máximo 01 (um) certificado
Certificado, devidamente registrado, de conclusão de especialização com carga horária mínima de 360 horas (monografia aprovada) na área de formação a que concorre. Também será aceita declaração de conclusão de especialização, desde que acompanhado do histórico escolar do curso.
Descrição do Certificado
Pontos atribuídos pelo Candidato
Pontos atribuídos pelo Avaliador



TOTAL DE PONTOS OBTIDOS


DECLARAÇÃO DO CANDIDATO
Declaro o cumprimento das regras contidas neste formulário, bem como estar ciente e de pleno acordo com as normas contidas no Edital CPAGERSA nº 001/2012, que regulamentou o Concurso Público de Provas e Prova de Títulos, e que este formulário está devidamente autuado com _____ folhas.
Cachoeiro de Itapemirim ES, em ____ de _______________ de 2012.
________________________________
Assinatura do(a) Candidato(a)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...