Ben Elowitz, co-fundador da Wetpaint e da Blue Nile, disse essa semana que o Facebook pode virar o Google dos negócios de busca. À primeira vista, essa afirmação pode parecer um daqueles comentários na mesa de um bar, depois que bebemos umas boas cervejas. Como tirar o Google das buscas? Ele é imbatível nisso! Só que Elowitz faz uma interessante observação.
O Google tem sido imbatível porque seu algoritmo de busca traz resultados mais precisos, só que para usuários anônimos. No caso do Facebook – que já conhece os padrões comportamentais de mais de 600 milhões de pessoas – se desenvolvesse uma ferramenta de busca, seus resultados poderiam ser direcionados especificamente sobre os perfis de cada pessoa, como já acontece com os anúncios publicitários dentro da comunidade.
Elowitz ainda explica no site TechCrunch:
“O Banco de dados do Facebook, permite com que ele faça muito mais do que simplesmente adivinhar o que seus clientes querem. Essas informações podem ajudar a conhecer com muito mais precisão, em que seus usuários estão realmente interessados e esta diferença fundamental poderia dar ao Facebook uma tremenda vantagem competitiva nas pesquisas, se ele eventualmente quiser direcionar seus esforços nesse sentido. Se o negócio do Google foi construído com base em quais páginas, de todo aquele universo desconhecido na web, são mais interessantes para um usuário anônimo, imagine o que o Facebook faria conhecendo o que seus usuários gostam, fazem e até pensam? E existe uma coisa ainda mais poderosa. O Facebook conhece cada um dos nossos padrões de comportamento, tanto individuais como coletivos, o suficiente para prever o que vamos gostar ou fazer, mesmo sem manifestarmos nossa intenção.”
Via: Business Insider
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