quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O empreendedor social em busca de um mundo melhor

Em 1976 um professor começou a oferecer pequenos empréstimos a famílias carentes de BangladeshO principal foco eram mulheres e produtores rurais. Foi assim, de uma maneira revolucionária, que Muhammad Yunus criou o conceito de microcrédito e ganhou o Prêmio Nobel da Paz.
Hoje, 40 anos depois, o conceito de empreendedorismo social deixou de ser uma promessa para se tornar uma realidade do mundo moderno que a passos largos, caminha rumo a um mundo mais justo e cheio de oportunidades. Mas afinal, é possível ganhar dinheiro e ainda mudar o mundo?
 
Segundo os participantes da mesa redonda Empreendedorismo Social, da Campus Party 2012: Marcel Fukayama, Omar Hadda, Daniel Izzo, José Alberto Aranha, André Spínola e Pablo Handl, sim – é possível!
Para Marcel Fukayama, sócio-fundador da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID), a lan house é um exemplo de negócio social que pode gerar renda e ainda impactar na comunidade ao redor. Fukuyama é co-fundador da CDI Lan, uma empresa que oferece soluções que transformam vidas em comunidades de baixa renda por meio das lan houses.

A iniciativa visa atender as regiões mais carentes e excluídas do mundo digital. De acordo com a CDI Lan, 48% dos usuários brasileiros se conectam através das 100 mil lan houses do país e dentro desse número, 82% recebem apenas um salário mínimo.
Nesse cenário cheio de carências, o CDI Lan transformou o conceito das lan houses afiliadas em referência de educação, entretenimento saudável, empreendedorismo e gestão de qualidade.
“O mercado está em constante movimento. Já existe regulamentação e associações específicas, o que facilita a vida dos pequenos e micro empresários”, afirma Marcel.

Todos os presentes na mesa redonda foram unânimes em dizer que existe um grande leque de opções dentro do empreendedorismo social, mas para obter sucesso é preciso focar em como o negócio conseguirá causar impacto social.

Daniel Izzo – sócio e co-fundador da Vox Capital - primeiro fundo de investimentos de impacto no Brasil que foca em negócios com potencial de crescimento e que servem à população de baixa renda, explica o que faz o empreendimento social receber investimentos: “Em primeiro lugar deve contar com uma equipe bem alinhada e o mais importante, o objetivo deve ser resolver ou diminuir um dos problemas da população de baixa renda.”
O empreendedor social tem todo o direito de ganhar dinheiro e garantir a renda familiar, mas não é um setor que prega a ganância. De acordo com os participantes o lucro deve ser um ponto de equilíbrio para a construção de um mundo melhor.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...