terça-feira, 25 de outubro de 2011

Saiu o Gabarito oficial do ENEM

Já saiu o gabarito oficial do ENEM e graças a Revista VEJA, o BLOG do Professor Marcos Bicalho está liberando aqui as respostas.


O Instituto Nacional do Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divugou nesta terça-feira o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Confira as alternativas corretas:

É importante ressaltar que o número de acertos ainda não define a nota final do participante. Isso porque o Enem é elaborado a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo complexo de avaliação que dá pesos diferentes às questões de acordo com o de dificuldade de cada uma delas. Portanto, o número de acertos serve apenas como um indicativo do desempenho do participantes no exame. A nota final só poderá ser conhecida no dia 4 de janeiro, quando o Inep divulgar os desempenhos individuais.
Avaliação - O Enem 2011 foi aplicado neste final de semana para mais de 5 milhões de candidatos. No sábado, os participantes responderam a 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, foi a vez de testarem seus conhecimentos em liguagens e matemática, além de uma redação, cujo tema foi "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e privado"
Neste ano, o Inep registrou abstenção média de 26,4%, nos dois dias de avaliação, ou seja, 1.416.912 candidatos não fizeram as provas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a percentagem foi menor do que a média do ano passado, de 28%. A abstenção do domingo foi de 27,6%; e a do sábado, 25,2%. A ausência desses estudantes custou 61 milhões de reais aos cofres públicos.
As unidades federativas onde a média de faltosos foi maior são Distrito Federal (34,12%), Amazonas (32,86%) e Roraima (32,43%). Os menores índices foram registrados no Piauí (21,41%), Santa Catarina (22,41%) e Acre (22,78%). A edição de 2011 do Enem teve número recorde de inscritos: 5.367.092.
Segundo o MEC, não houve incidentes durante a realização das provas. Apesar da afirmação, várias ocorrências foram registradas. No sábado, um jornalista conseguiu se credenciar, instantes antes do exame, como fiscal da avaliação - a promessa do Inep é que esses seriam profissionais previamente selecionados e treinados. No domingo, o tema da redação vazou na internet menos de uma hora após o início da prova, ou seja, antes mesmo que os participantes pudessem deixar as salas de avaliação. A assessoria do Inep minimizou o caso dizendo que o vazamento ocorreu depois da entrega das provas e que, portanto, não causou prejuízos aos candidatos.

No domingo, o MEC eliminou três candidatos que faziam as provas. Eles acessaram o Twitter pelo celular dentro da sala de realização do exame. Os fiscais viram que os estudantes estavam usando o celular e retiraram os candidatos da sala. Os casos ocorreram em Salvador (BA), São José dos Pinhais (PR) e Parauapebas (PA).
No sábado, primeiro dia de provas, oito participantes foram eliminados porque acessaram o Twitter. O Inep, que monitorou o microblog em busca de candidatos infratores, identificou os casos em Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Guaíba (RS), Itararé (SP), Rio de Janeiro (RJ), Sananduva (RS), Santarém (PA) e Santo André (SP).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...