terça-feira, 25 de outubro de 2011

Castelo tem o primeiro zoológico público do Estado


O município de Castelo, localizado ao sul do Espírito Santo, recebeu ontem (20) a liberação do Ibama para funcionar no Zoo Parque da Beira Rio um zoológico, categoria C. Com esta conquista, Castelo se torna a primeira cidade do Estado a ter um zoológico público. Aproximadamente 250 espécies como papagaios, araras, tucanos e flamingos, em extinção e/ou protegidas serão colocadas no zoológico até o início do ano que vem.
“Foram cinco anos de espera por esta liberação. Para o município o zoológico público favorece o turismo, pois é mais um atrativo, é uma fonte de lazer, ajuda na educação ambiental das crianças e estudantes, além de ser o reconhecimento do Governo Federal como o município amigo da natureza e do meio ambiente”, destaca a secretária de Meio Ambiente,Cristiana Gama Pacheco Stradiotti.
Vale destacar que os animais que farão parte do plantel do zoológico de Castelo são aqueles que não tem mais condição de viver em vida livre, já sofreram em cativeiros e precisam de abrigo para se recuperarem. “Este zoológico funcionará como um abrigo aos animais necessitados”, complementa Cristiana Pacheco.
O zoológico, categoria C, como é o de Castelo, é de pequeno porte, o mais simples que existe. Para funcionar é necessário apenas um veterinário e um posto de atendimento.
Hoje o Zoo Parque da Beira Rio conta com cerca de 150 espécies, sendo jabutis, marrecos silvestres, pomba leque, calopsita, canário belga, faisão, fênix e ring neck. Agora, funcionando como zoológico, o local terá capacidade para abrigar em torno de 500 animais.
Algumas das espécies que já podem ser vistas no zoológico
Calopsita
Jabuti
Marrecos
Pomba Leque


Fonte: Prefeitura de Castelo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...