segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Turnê de Balé vai passar por Castelo


No dia 19 de novembro (sábado), o Ministério da Cultura e a Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces) apresentam, no Teatro Municipal de Castelo, às 19h30, o espetáculo “Encantamentos do Mestre Maurício”, parte da 1ª Turnê de Balé Pequenos Talentos”, projeto desenvolvido pela Aces. A entrada é franca. 
Desenvolvido há 14 anos, o projeto “Pequenos Talentos: o Balé ao Alcance de Todos” alia arte a ações sócio-educativas, trazendo grande relevância nas comunidades onde é desenvolvido. 
Seu trabalho é pautado na valorização de aptidões, descoberta de novos talentos e promoção da inclusão social na vida de crianças, adolescentes e jovens. Assim, contribui significativamente para diminuição do índice de criminalidade, retirando os benefícios da ociosidade ao oferecer atividades físicas e a possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.
Atendendo aproximadamente 400 estudantes da rede pública de ensino, a partir de sete anos e residentes em bairros de periferia da Grande Vitória, esta é a primeira vês que o projeto sai em turnê com 20 apresentações em todo o Estado. O Grupo Pequenos Talentos, que ensaia diariamente 14 bailarinos adolescentes e jovens com idade entre 13 e 20 anos na sede da Aces, no Centro de Vitória, percorrerá 14 cidades de 21 de agosto a 21 de novembro. 
Em sua trajetória, o “Pequenos Talentos” tem conquistado grandes premiações em festivais e mostras de dança e realizado grandes espetáculos locais. O projeto concilia cultura e educação, por meio da arte, proporcionando conhecimentos culturais e técnicos. Além do aprendizado da dança, os alunos do projeto possuem acompanhamento escolar e atendimento psicossocial e participam de grupos de vivência e encontros com debates diversos. O conjunto dos trabalhos desenvolvidos contribui para a formação de cidadãos capazes de transformar suas realidades. 
A turnê 
Ao percorrer 14 cidades do Espírito Santo, a proposta da 1ª Turnê de Balé Pequenos Talentos é valorizar a cultura, levando a arte tanto para grandes teatros da capital, quanto para teatros menores de cidades do interior do Estado, oportunizando à população assistir a um espetáculo que, na maioria das vezes, é de acesso elitizado. 
Somado a isso, durante a preparação para a turnê, os bailarinos do Grupo Pequenos Talentos participam de atividades culturais para conhecimento de técnicas em cenografia, figurino, sonoplastia, iluminação e interpretação, ampliando as possibilidades de atuação, a partir do contato, também, com as artes cênicas. 
Assim, “Encantamentos do Mestre Maurício” é um marco deste importante projeto que quer encantar a todos com esta turnê, ao compartilhar o início da concretização de muitos sonhos.
Quem é Maurício de Oliveira
“Mestre Maurício” é Maurício de Oliveira, artista capixaba escolhido para ser homenageado por sua peculiar história de vida. O que você que ser quando crescer? – pergunta seu pai, o pescador Sebastião. Eu quero ser pescador de sons! – respondeu imediatamente, quando ainda menino, diante da família reunida. 
Violonista de grande sucesso e filho de pescado, Maurício Rodrigues de Oliveira, nascido em 1925 no Porto das Pedreiras – Ilha de Vitória, sempre foi simples e manteve-se humilde mesmo depois de todo reconhecimento por seu incrível trabalho. 
Músico contemporâneo e, ao mesmo tempo, clássico de grande destaque no Espírito Santo, considerado referência importante em alguns países, mas escolheu o estado em que nasceu e cresceu para viver toda a sua vida. 
Ao som e inspiração dessa simplicidade encantadora, cuja obra está entre as mais importantes da trilha sonora da alma capixaba, nossas bailarinas exibem todo o glamour do balé, apresentado de forma harmoniosa e encantadora. 
Serviço:
1ª Turnê de Balé Pequenos Talentos
“Encantamentos do Mestre Maurício”
Dia 19 de novembro, às 19h30, no Teatro Municipal de Castelo
Realização: Aces
* Entrada franca


Fonte: Prefeitura de Castelo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...