quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Escondendo Informações dentro de Imagem ou Som


ESCONDENDO INFORMAÇÕES DENTRO DE IMAGENS OU SONS
Antonio Vilhena - 16/9/2011
Recentemente estava estudando um pouco sobre criptografia de informações e apareceu uma situação interessante, que era a de esconder algumas informações do meu micro por medidas de segurança, e gostaria de fazer isso sem sequer saberem que havia informações escondidas!
Fiquei estudando algumas opções, até que me achei um programa interessante na internet que me ajudou nesse sentido! O SilentEye! E uma coisa mais interessante ainda: é gratuito!
A meu ver o programa ainda pode ser melhorado um pouco, mas a facilidade com que ele opera escondendo informações dentro de outros arquivos achei tão interessante que resolvi escrever este arquivo a respeito!
Existem vários programas/utilitários que permitem que você encripte um arquivo ou um diretório, de forma que outra pessoa para ter acesso tenha que descobrir uma senha ou quebrar a encriptação, realmente é uma proteção interessante, o problema dela é que o arquivo "a ser quebrado ou desencriptado" está ali, ou seja, está disponível para que outros acessem e tentem quebrar a proteção. A grande "jogada" deste programa é que ele "esconde" seu arquivo dentro de outro, podendo ser um arquivo de imagem ou som.
Por exemplo, você pode encriptar uma "lista de senhas" dentro de uma imagem que só você conheça, misturada com centenas de outras, ou dentro de uma música inocente na sua coleção de MP3. Ninguém saberá que uma imagem específica dentre tantas outras, é onde você guarda seus dados!
Bom, vamos ver o programa funcionando...
Você pode baixá-lo diretamente da internet pelo endereço http://www.silenteye.org/ sendo um arquivo de cerca de 20 MB. Após realizar o download, execute-o para fazer a instalação que é bem simples:

Primeiro aparece como é padrão o termo de uso (neste caso uma licença GNU pois é gratuito).

Você pode mudar o local no disco onde será feita a instalação:

Pode marcar ou não para criar atalhos na área de trabalho, bem como pode marcar para automaticamente associar extensões com o programa (não aconselhamos fazer isto a não ser se for realizar MUITAS operações, o que não faz muito sentido).

Se você tiver pouco espaço em disco, pode selecionar para instalar só as funções que desejar (por exemplo, para esconder só em imagem, ou só em som, ou sem encriptação).

Pronto. A partir daqui instala e deixa pronto para usar.



Pronto, o programa já foi instalado! Vamos agora executá-lo para ver seu funcionamento.
A tela inicial do programa é esta abaixo, ou seja, bem direta... você arrasta uma imagem (ou arquivo de som) para dentro desta janela, e será nesta imagem (ou arquivo de som), que será escondida as informações que você passará depois.

Usando a opção de EDIT -> Preferencias você poderá configurar algumas coisas no programa como alguns padrões a serem utilizados.

Agora, arrastamos uma imagem para dentro do programa (veja abaixo).

Se você for na opção de MEDIA no menu, verá informações sobre a imagem que está sendo utlizada:

  • Local onde ela se encontra
  • Dimensão
  • Qualidade
  • Quanto você pode esconder de informação nela (no caso 1532 octetos).

Para esconder informações nesta imagem, basta clicar no botão ENCODE para aparecer a janela abaixo

Nesta janela de opção de ENCODE você poderá:
  • Definir a qualidade da imagem
  • Informar onde será a posição do cabeçalho do conteúdo da imagem
  • A senha para poder recuperar o conteúdo escondido dentro da imagem
  • Definir onde será guardada a imagem com o conteúdo escondido
  • A mensagem/conteúdo que deseja esconder dentro da imagem, "OU", o arquivo que deseja esconder dentro dela (pode por exemplo ser uma planilha, um texto ou um banco de dados).
  • Se deseja encriptar o conteúdo que você está escondendo e qual o tipo de encriptação, bem como a senha para depois desencriptar (repare que o programa possui 2 níveis de encriptação).
  • Além de outras opções...

Bom, neste nosso exemplo, utilizei apenas uma frase a ser escondida "esta imagem é do site boadica".
Este exemplo poderia ser utlizado no caso de se encontrar esta imagem sendo utilizada em outro site, provar que ela foi copiada, e poder acionar judicialmente um outro site por copia não autorizada de conteúdo ou de infrigir direitos autorais.
Veja abaixo como mudou os dados relativos ao arquivo armazenado no disco (aumentou de 93KB para 111KB com a frase escondida e com as encriptações).

Visualmente temos abaixo as 2 imagens utilizadas (a normal e com o conteúdo escondido). Visualmente são iguais, e com o aumento da imagem, proporcionalmente a alteração é menor ainda. (se clicar na imagem terá acesso às imagens originais).

Bom, feito isso, vamos ver agora como fazer o inverso, ou seja, tendo a imagem que sei que possui um conteúdo pessoal meu escondido, recuperar este conteúdo.
Basta arrastar a imagem que conteúdm o conteúdo escondido para dentro do programa

Agora, para recuperar o conteúdo, clique no botão DECODE. Verá então a janela abaixo do programa:

Você deverá então colocar a senha de acesso ao conteúdo (passphrase), e no caso de ter também encriptado o conteúdo, colocar também a senha de desencriptação:
Pronto, você tem agora acesso ao que estava escondido dentro desta imagem.

Como vemos, a utilização do programa é bem simples e possui potencial muito grande para diversas atividades, desde comprovação de direito autoral, até esconder posição bancária, ou senhas de bancos.
Outra grande vantagem que falamos acima, é que esta informação escondida pode ser guardada tanto em imagens como em arquivos de som, ou seja, você pode transportar o conteúdo num mp3 player, ou num celular, utilizar o conteúdo e quando desejar, e tendo acesso ao computador, abrir seu conteúdo (sem falar da opção de se utlilizar como backup seguro).
Espero que o programa ainda evolua, pois pelo que andei lendo, ainda está em desenvolvimento e poderemos ter mais novidades nele em breve!
Espero que tenham gostado da dica!


Fonte:Site Boa Dica

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...