terça-feira, 24 de abril de 2012

Montando uma rede entre 2 computadores

Como Montar uma Rede Usando um Cabo Cross-Over





Introdução

Você pode montar uma pequena rede entre dois computadores usando um cabo de rede muito barato, chamado cross-over. Esta pode ser uma excelente solução caso você queira conectar apenas dois computadores para compartilhar arquivos, impressoras  e o acesso à Internet. Neste tutorial ensinaremos a você em detalhes como isto é feito.
Você precisará, no entanto, ter duas placas de rede instaladas em um dos computadores. A primeira placa será conectada ao modem de banda larga e a outra será usada para conectar este computador ao outro, através de um cabo cross-over (este cabo pode ser comprado já pronto ou você mesmo pode montá-lo). É por isso que algumas placas-mães topo de linha têm duas placas de rede on-board: elas permitem que você compartilhe sua conexão com a Internet sem a necessidade de instalar um roteador  de banda larga, bastando você conectar em uma das portas de rede o modem de banda larga e na outra o outro computador.
Claro que se você não tem ou não quer acessar a Internet via banda larga não precisará ter duas placas de rede instaladas em um dos computadores. Usuários que utilizam conexão discada precisarão apenas de uma placa de rede em cada computador. Uma outra situação em que você poderia montar esta rede simples sem acesso à Internet é quando você quer conectar dois computadores simplesmente para copiar arquivos, como copiar todo o conteúdo do seu disco rígido para um outro computador, por exemplo.
A placa extra no computador que tem conexão com Internet banda larga e um cabo cross-over é tudo o que você precisará para montar uma rede ligando dois computadores.
Você precisa ter mente, no entanto, que este tipo de rede tem algumas limitações:
  • O computador que tem a conexão com a Internet precisará ficar sempre ligado. Se você desligá-lo o outro computador perderá a conectividade com a Internet. Se você não quer que isto aconteça, você precisará montar uma rede usando um roteador de banda larga. Leia nosso tutorial Como Montar Uma Rede Usando um Roteador de Banda Larga para mais informações.
  • Você poderá conectar apenas dois computadores. Caso precise conectar mais computadores você terá que comprar um roteador de banda larga ou instalar um hub ou switch na segunda placa de rede do computador que tem a conexão com a Internet banda larga. Para esta conexão você deverá usar um cabo de rede normal (pino-a-pino) e não um cabo cross-over.
  • Se você quer compartilhar sua impressora entre os dois computadores, o computador que tem a impressora instalada precisará estar ligado caso você queira imprimir um documento a partir do outro computador. Como o computador que tem a conexão com a Internet precisará ficar ligado de qualquer maneira, recomendamos que você instale a impressora neste computador.
Você poderá conectar os dois computadores sem usar qualquer dispositivo extra já que estará usando um cabo de rede especial, não um cabo normal. Vamos falar agora sobre este cabo.

Cabo Cross-Over

O cabo que você precisará usar é chamado cabo cross-over. Ele é diferente do cabo normal, chamado cabo pino-a-pino.
Cabos de rede do tipo par trançado possuem oito fios divididos em quatro pares e normalmente usam uma configuração chamada pino-a-pino, onde a posição dos pares nos dois conectores do cabo é a mesma. Isto é, a posição dos fios é a mesma para os dois conectores do cabo.
Em placas de rede Fast Ethernet (também conhecidas como 100BaseT ou placas de rede de 100 Mbps) um par é usado para transmissão dos dados e um outro par é usado para recepção dos dados. Os outros dois pares não são utilizados.
Conectar dois computadores usando um cabo pino-a-pino não funciona porque com este cabo você conectará o par de transmissão de um computador ao par de transmissão do outro computador (em vez do cabo de recepção) e o par de recepção do primeiro computador ao par de recepção do outro computador (em vez do par de transmissão). Por isso é impossível que os dois computadores troquem informações.
De modo a conectar computadores usando conexão pino-a-pino você precisa de um dispositivo extra, como um hub ou um switch. O que um hub ou um switch faz é “inverter” esses dois pares, fazendo com que o par de transmissão do primeiro computador seja conectado ao par de recepção do outro computador, e o par de recepção do primeiro computador seja conectado ao par de transmissão do outro computador. Desta forma a comunicação pode ser estabelecida.
Um cabo cross-over é um cabo de rede de par trançado comum que conecta o par de transmissão do primeiro computador ao par de recepção do outro computador e vice-versa, permitindo assim que a comunicação seja estabelecida. Ele é chamado cross-over justamente porque ele inverte esses dois pares em vez de usar uma conexão pino-a-pino.
Portanto, o que é diferente neste cabo não é o material, fios ou conectores. Ele é um cabo de rede de par trançado comum com seus fios conectados de maneira diferente em uma das suas pontas.
Você pode comprar este cabo já pronto ou pode montá-lo você mesmo, desde que você saiba montar cabos de rede, é claro.
Na Figura 1 você pode ver um cabo de rede cross-over. O cabo em si é um cabo de rede par trançado normal. Sua cor é irrelevante.
Cabo Cross Over
Cabo Cross - Over
clique para ampliar
Figura 1: Um cabo de rede cross-over.
O segredo está em um dos conectores. Se você comparar ambos os conectores, verá que a ordem dos fios em um conector é diferente do outro (cada fio tem uma cor diferente). Em um cabo pino-a-pino comum, ambos os conectores usam a mesma ordem dos fios.
Se você quer montar este cabo por conta própria, na tabela abaixo mostramos a ordem dos fios que você deve seguir.

Pino (Conector A)
Cor do Fio
Pino (Conector B)
1
Branco com verde
3
2
Verde
6
3
Branco com laranja
1
4
Azul
4
5
Branco com azul
5
6
Laranja
2
7
Branco com marrom
7
8
Marrom
8
A tabela acima é para redes de 100 Mbps. Se você quer montar uma rede Gigabit Ethernet (1000BaseT) com cabo cross-over precisará seguir a ordem dos fios mostrada na tabela abaixo (você precisa usar um cabo Cat5e). Isto acontece porque o Gigabit Ethernet usa dois pares para transmissão e dois pares para recepção dos dados.

Pino (Conector A)
Cor do Fio
Pino (Conector B)
1
Branco com verde
3
2
Verde
6
3
Branco com laranja
1
4
Azul
7
5
Branco com azul
8
6
Laranja
2
7
Branco com marrom
4
8
Marrom
5

Instalação

A instalação deste tipo de rede é muito simples. Primeiro você precisará instalar uma segunda placa de rede no computador que tem a conexão com a Internet de banda larga. Algumas placas-mães topo de linha já têm duas placas de rede on-board, permitindo que você monte este tipo de rede sem precisar comprar e instalar uma segunda placa.

O segundo e último passo é realmente simples: simplesmente conecte cada ponta do cabo cross-over em cada computador e pronto! Sua rede estará montada.
Se você quiser conectar mais de dois computadores sem usar um roteador você precisará conectar um cabo pino-a-pino (e não um cabo cross-over) no computador que tem a conexão com a Internet e a outra ponta do cabo no hub ou switch, e então todos os outros computadores deve ser ligados ao hub ou switch. O procedimento de configuração é o mesmo.
Mas sua rede não estará operacional. Você precisará configurar o sistema operacional no computador que tem a conexão com a Internet (para simplificar chamaremos este computador de “servidor”). Basicamente o que precisaremos fazer é compartilhar a conexão com a Internet. A configuração do outro computador (que chamaremos de “cliente”) é realmente simples, já que nós precisaremos apenas dizer a ele para usar todas as configurações definidas pelo computador servidor.
Vamos ver como isto precisa ser feito.

Configurando o Computador Servidor

Configurar uma rede usando um cabo cross-over no Windows XP e no Windows Vista é realmente simples, já que esses sistemas operacionais permitem a você criar sua própria rede com apenas um clique do mouse.
No computador que tem a sua conexão banda larga, clique no menu Iniciar, Painel de Controle, Conexões de Rede. Lá você verá suas duas placas de rede sendo listadas, mas uma delas – aquela que você conectou o cabo cross-over – será listada com um sinal de exclamação amarelo, sendo descrita como “Conectividade nula ou limitada” . Isto é absolutamente normal, já que ainda não configuramos nossa rede.

clique para ampliar
Figura 4: As placas de rede em nosso computador servidor.
Clique com o botão direito do mouse na placa de rede que está conectada ao seu modem de banda larga (e não a placa com o sinal de exclamação amarelo) e, no menu que aparecerá, clique em Propriedades. Feito isto, na janela que será aberta, clique na guia Avançado. Lá marque a opção “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet” e certifique-se de que a opção “Permitir que outros usuários da rede controlem ou desativem o compartilhamento da conexão com a Internet” está desmarcada, veja na Figura 5. Clique em Ok após ter feito esta configuração. Se você está compartilhando sua conexão discada, este procedimento deve ser feito nas configurações da sua conexão discada.

clique para ampliar
Figura 5: Compartilhando sua conexão com a Internet.
Seu computador servidor está agora corretamente configurado. Como você pode ver na Figura 6, a segunda placa de rede está agora sendo mostrada como “Conectada” e a placa de rede que está conectada ao seu modem de banda larga agora está sendo listada como “Compartilhada” em suas propriedades.

clique para ampliar
Figura 6: Sua rede corretamente configurada e operacional.
Se você não tem acesso à Internet de banda larga – ou seja, você tem apenas uma única placa de rede instalada em cada computador – o procedimento é diferente, já que você não poderá compartilhar sua conexão com a Internet, já que você não tem uma. Neste caso o modo mais fácil de configurar a sua rede  (em nossa opinião) é fazendo a configuração manual das placas de rede. Isto é feito nas configurações do TCP/IP de cada computador, e nós mostraremos como isto é feito na próxima página.

Configurando o Computador Cliente

Agora você precisa configurar o outro computador para obter suas configurações automaticamente a partir da rede. Isto é realmente simples de fazer, já que esta é a configuração padrão do Windows. No entanto, é sempre bom certificar-se de que seu computador está configurado corretamente.
Primeiro clique no menu Iniciar, Painel de Controle, Conexões de Rede. Lá você verá sua placa de rede e ela provavelmente será listada com um sinal de exclamação amarelo e sendo descrita como “Conectividade nula ou limitada” (veja na Figura 7). Isto é normal de acontecer e iremos corrigir isto já já.

clique para ampliar
Figura 7: A placa de rede no computador do cliente.
Clique com o botão direito do mouse sobre a placa de rede e, no menu que aparecerá, clique em Propriedades. A janela mostrada na Figura 8 aparecerá. Lá dê um duplo clique em “Protocolo TCP/IP”.

clique para ampliar
Figura 8: Propriedades da placa de rede.
A janela mostrada na Figura 9 aparecerá. Lá você precisa verificar se as opções “Obter um endereço IP automaticamente” e “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente” estão marcadas.

clique para ampliar
Figura 9: Propriedades do protocolo TCP/IP.
Após clicar em Ok sua placa de rede provavelmente continuará sendo listada como tendo “Conectividade nula ou limitada” com um sinal de exclamação amarelo, veja nas Figuras 7 e 10.

clique para ampliar
Figura 10: Sua placa de rede ainda não está conectada.
Agora você precisa clicar duas vezes sobre sua placa de rede (ou em Conexões de rede ou em seu pequeno ícone na barra de tarefas) e, na janela que aparecerá, clique na guia Suporte (ver Figura 11). Lá clique no botão Reparar e sua conexão de rede será automaticamente consertada.

clique para ampliar
Figura 11: Consertando sua conexão de rede.
Após este procedimento sua rede estará funcionando. Tente abrir qualquer site a partir do computador cliente para testar a conectividade com a Internet.
Se você quiser compartilhar arquivos e impressoras entre seus computadores, leia nosso tutorial Como Compartilhar Arquivos e Impressoras na Rede.
Se você não tem acesso à Internet de banda larga – ou seja, você tem apenas uma única placa de rede instalada em cada computador – precisará configurar manualmente o protocolo TCP/IP. Você deve seguir todos os passos apresentados nesta página, mas quando chegar na parte de configuração do protocolo TCP/IP (Figura 9) você precisará fazer a configuração manualmente em vez de deixá-la em modo automático.
Em um dos computadores, você deve configurar seu computador da seguinte forma:
  • Marque a opção Usar o seguinte endereço IP
  • Endereço IP: 192.168.0.1
  • Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
  • Gateway padrão: 192.168.0.1
  • Marque a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS
  • Servidor DNS preferencial: 192.168.0.1
Você deve configurar o outro computador da seguinte forma:
  • Marque a opção Usar o seguinte endereço IP
  • Endereço IP: 192.168.0.2
  • Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
  • Gateway padrão: 192.168.0.1
  • Marque a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS
  • Servidor DNS preferencial: 192.168.0.1
Por Gabriel Torres e Cássio Lima 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...