segunda-feira, 26 de março de 2012

Trabalho de Administração de Produção

Queridas alunas do curso Técnico de Administração Noturno do CETEC,
leiam o texto a seguir da UESB, entendam o caso estudado e tire uma conclusão PRÓPRIA E ORIGINAL.
Vale muitos pontos esse trabalho.


Administração da Produção

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) 

Resumo
Organizar produção envolve recursos e habilidades. A Administração de Produção, hoje, não está relacionada apenas a fabricação de produtos, vai muito além disso, envolvendo projetos, serviços, operações de infra-estrutura, programação, controle, manutenção e até melhoria de produção. Acredita-se que uma boa organização da produção e das operações seja imprescindível para o sucesso e crescimento de qualquer empresa. Este trabalho visa analisar o dia-a-dia da Chiacchio Embalagens, uma empresa conquistense, e verificar a organização da produção e das operações da mesma. Para tal a visitaremos, onde colhere-mos informações que nos possa dar embasamento prático para que possamos fazer compa-rações e verificar o processo e suas possíveis falhas.

Introdução
 Como conseqüência do aumento do consumo de bens e serviços torna-se fundamen-tal para as empresas a existência do departamento de produção, bem como a integração deste com outras funções organizacionais, formando uma estrutura que dê sustentação ao desenvol-vimento de produtos de acordo com a necessidade dos consumidores e, desse modo, melho-rando a atuação da empresa no mercado.
A Administração da Produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços; trata de tarefas, problemas e decisões tomadas pelos gerentes de produção que proporcionam serviços e produtos (SLACK, 2002).
A expressão Administração de Operações refere-se à direção e ao controle dos processos que transformam insumos em bens e serviços (RITZMAN e KRAJEWSKI, 2004). Administrar operações é, portanto, fundamental para qualquer área de uma organização, pois apenas por meio de uma administração bem sucedida de pessoas, capital, informação e materiais ela pode cumprir as suas metas.
    Esse artigo fará uma abordagem da Administração da Produção e Operações, além de apresentar um estudo de caso sobre uma empresa de embalagens da região sudoeste da Bahia -  A Chiacchio Indústria de Embalagens LTDA - baseado nesse tema.

1.Conceitos e Definições
               A produção acompanha o homem desde os primórdios, do desenvolvimento de ações para a sobrevivência até o surgimento das manufaturas e a substituição destas pelas indústrias a partir da Revolução Industrial, cuja produção foi acelerada devido ao surgimento de novos equipamentos, máquinas, padronização dos produtos e processos, treinamento da mão de obra,desenvolvimento de técnicas e planejamento para controlar a produção e o financeiro, desenvolvimento de técnicas de vendas,etc.
                A administração da produção e operações está relacionada ao funcionamento das atividades internas da empresa, além das atividades externas associadas à prestação de serviços. Há a necessidade de se organizar a produção, bem como seus subordinados, e as atividades ligadas a ela. Para melhor aplicabilidade da administração da produção são utilizados métodos e procedimentos, sendo estes quase que obrigatórios no que se diz respeito a grandes empresas, a exemplo de montadoras de automóveis, etc.
           ‘’A cadeia de produção não é uma coleção de atividades independentes e sim um sistema de atividades interdependentes’’. PORTER (1989, p. 33)
      Tipos de Sistemas de Produção:
      a) Classificação tradicional
1.Sistemas de produção contínua: produção em massa e produção contínua;
2.Sistemas de produção intermitente: produção em lotes;
3.Grandes Projetos.
      b) Classificação de Schroeder
      Dimensão 1: fluxo em linha / fluxo intermitente / projeto
      Dimensão 2: orientação para estoque / orientação para encomenda
     Segundo Slack (1996, p. 34) “a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir”.
    As empresas administram as produções e operações a fim de aumentarem as estimativas com relação à demanda e à competitividade, buscando melhorar seu produto e atender às necessidades e as exigências dos clientes.
    Proteção da Produção são medidas utilizadas para garantir a continuidade da produção ao longo do tempo, defendendo-a das circunstâncias externas.
    Há vários tipos de proteção da produção:
· Proteção física: Baseada na integridade dos recursos tendo como alicerce o estoque.Se por alguma causa a produção parar,  o estoque fornecerá tanto as matérias-primas quanto os produtos produzidos.
· Proteção Organizacional: Isolamento das pessoas que agem basicamente na produção como meio externo.
               A administração da produção é fundamental ao gerente de produção no desenvolvimento dos processos de transformação, Slack (1999) divide-a em duas responsabilidades principais: responsabilidade indireta e responsabilidade direta.

   Para Slack (1999, p. 49) as responsabilidades indiretas são:
·        Informar as outras funções sobre as oportunidades e as restrições fornecidas pela capacidade instalada de produção;
·        Discutir com outras funções sobre como os planos de produção e os demais planos da empresa podem ser modificados para benefício mútuo;
·        Encorajar outras funções a dar sugestões para que a função produção possa prestar melhores “serviços” aos demais departamentos da empresa.
Segundo Slack (1999, p. 49-50) as responsabilidades diretas são:
 ·        Entender os objetivos estratégicos da produção;
·        Desenvolver uma estratégia de produção para a organização;
·        Desenhar produtos, serviços e processos de produção;
·        Planejar e controlar a produção;
·        Melhorar o desempenho da produção.
Classificação dos sistemas de produção:
Sistema de Produção por projetos: Caracteriza-se pela desaceleração da produção e baixo nível de seu volume. Os produtos relacionados a esse método são fabricados de forma lenta, onerosa e poucos objetos são produzidos.
Sistema de Produção por encomenda: Semelhante à produção por projetos, o sistema de produção por encomenda possui o diferencial por seu volume de produção ser maior, podendo ainda o cliente interferir na mercadoria, moldando-a a seu gosto e de acordo com a sua vontade.
Sistema de Produção por lotes: Nesse tipo de sistema há a repetição de um mesmo tipo de produto em um determinado lote. No sistema de produção em lotes é utilizado o recurso de estocagem, o qual facilita no caso de surgir alguma falha no sistema de produção.
Sistema de produção em Massa: Esse tipo de sistema se caracteriza pelos altos volumes de produtos com baixa variedade. Alguns exemplos são as linhas de produção de automóveis e eletrodomésticos.
Sistema de Produção Contínua: Fluxo contínuo de produção com operações ininterruptas.
As principais fases da Administração da Produção e Operações são: a infra-estrutura, os projetos, a programação e controle, a manutenção e a melhoria da produção.
Entende-se por Infra-Estrutura a fase na qual são planejados e adquiridos os recursos necessários para a produção, tais como pessoas, instalações, equipamentos, etc.
Antes de fabricar um produto para o mercado é preciso analisar sua viabilidade técnica e econômica. Essa análise sendo favorável posteriormente serão feitos os projetos e planejamentos a fim de que a produção seja rápida, de modo a satisfazer o cliente. Algumas empresas, para agilizar a produção, montam equipes de desenvolvimento que fazem protótipos do produto final e executam mudanças nesses protótipos após testes de desempenho.
A fase do projeto caracteriza-se pela elaboração de pontos a serem desenvolvidos em um produto tais como forma, material que será utilizado em sua confecção, e as pessoas e as atividades que estão correlacionadas ao seu desenvolvimento.O planejamento inclui as atividades que irão se desenvolver ao longo do projeto e durante a fase de manutenção são asseguradas a continuidade  das atividades anteriores.
Com o crescente avanço tecnológico é natural os processos de fabricação industrial sofrerem grandes alterações. São introduzidas máquinas, a fim de se reduzir custos. De acordo Gaither (2001) utilizar alta tecnologia na indústria está relacionado à aplicação das mais recentes descobertas científicas ou da engenharia ao projeto de processos de produção. Atualmente, o maquinário industrial é muito grande, mas cabe à empresa escolher qual dessas tem o melhor custo-benefício e se adequa mais às suas necessidades.
Segundo Gaither (2001) há seis tipos de automação: anexos de máquinas (substituem o esforço humano executando operações mais simples, têm custo mais baixo e geralmente são encontradas em todas as linhas de produção); máquinas de controle numérico (convertem instruções em operações de máquinas); robôs (são programáveis e executam funções tipicamente humanas); inspeção automatizada do controle de qualidade (realizam testes nos produtos a fim de controlar a qualidade dos bens produzidos); sistemas automáticos de identificação (utilizam de algum tipo de tecnologia para inserir dados em computadores) e controles automatizados de processo (utilizam sensores para medir o desempenho de processos industriais e enviam ajustes para as configurações desse processo).
Devido a grande oferta de produtos no mercado, a empresa que se destaca é aquela que busca sempre inovar e oferecer itens de qualidade ao cliente. O controle de qualidade nas indústrias pode ser feito através de controle manual ou automático; os itens que não passam pelo controle de qualidade são descartados. Caso a quantidade de produtos reprovados nesse controle cresça muito e ultrapasse a cota estabelecida, é preciso constatar se o erro está sendo humano ou de alguma das máquinas da linha de produção.
 Além da qualidade, o cliente deseja que o seu produto tenha um design diferente dos já existentes no mercado e isso motiva as empresas a investirem em novos cursos e aquisições de novas máquinas. Porém, mais importante que lançar um produto novo é fazer com que ele se mantenha no mercado; para isso são feitas mudanças na produção, aumento dos testes de desempenho e análise da satisfação do cliente.



2.Estudo de Caso (Essa é a parte importante)
Chiacchio foi a primeira indústria de embalagens da região sudoeste e uma das pioneiras no estado da Bahia. Em 1990, a empresa com apenas 02 funcionários, abria as portas, fabricando embalagens de papel. Para acompanhar a evolução do mercado e as mudanças de comportamento do consumidor, a Chiacchio ampliou a sua linha de produtos, passando em1995, a produzir também embalagens plásticas.
As matérias primas utilizadas pela empresa na fabricação de embalagens são basicamente o polietileno de alta e baixa densidade em grãos, pigmentos, tintas a base de solventes e solventes.  O processo produtivo da empresa envolve principalmente três fases: a extrusão, a impressão e o corte.
 Na extrusão, a matéria prima é transformada em bobinas de plásticos, que consistem no derretimento do polietileno através do aquecimento e da união de suas moléculas transformando-o em filmes de plástico em formato de bobina. As bobinas de plásticoproduzidas formarão a matéria prima dos setores de corte e solda, impressão e picote onde passarão por vários tratamentos.
Na fase de impressão, as bobinas são impressas com tintas de diversas cores através de clichês que formarão frases e desenhos por toda extensão da bobina, conforme o pedido. Depois da impressão, as bobinas seguem para o setor de corte e solda ou rebobinamento onde ganharam formato de sacos, sacolas e bobinas técnicas. Já no processo de corte-solda, as bobinas de plástico são transformadas em sacos e sacolas ao passarem pelas máquinas de corte e solda, onde sairão produtos acabados.
      A empresa está bem definida em sua estrutura funcional, suas estratégias e atividades estão definidas em um espaço e localização privilegiados na região. As metas e planos da empresa são sempre pautados em cima da qualidade dos seus produtos que são oferecidos ao mercado, sempre que há necessidade de mudança em seus planejamentos.
Produzir embalagens que melhor atendem as necessidades de seus clientes, em termos de qualidade e preços é um objetivo que já vem se mantendo desde a sua fundação. Todos os seus colaboradores fazem parte e são conhecedores das metas da organização e sempre são comunicados através de reuniões ou de circulares internas.
                Além disso, a Chiacchio conta com um sistema de gerenciamento de indústrias plásticas, desenvolvido para essa área, onde são controlados todos os processos existentes na empresa, desde a chegada da matéria prima, entrada dos pedidos, geração de contratos até a emissão de ordens de produção, controlando todas as fases do processo de produção. Dessa foram, todos os interessados poderão acompanhar o andamento do processo de produção.
              A empresa investiu no ramo da indústria de material plástico devido à observação nas tendências e a antecipação da necessidade do mercado na cidade de Vitória da Conquista.É um processo gerencial que examina as questões principais da organização considerando a análise do ambiente, do ambiente externo e interno, determinando um rumo amplo e generalizado para a organização. A Chiacchio busca a cada dia o aprimoramento de suas linhas de produto, fazendo sempre planos para o futuro.

Agora tirem suas conclusões sobre o caso e sobre a Administração de Produção.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...