sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Tutorial Acronis para Backup

Introdução/Conclusão
Com as conexões de Internet cada vez mais rápidas e o preço cada vez menor de diferentes dispositivos de armazenagem de dados - sejam flash drives (vulgo "pen drives"), discos rígidos, gravadores de DVD e até MP3 Players - torna-se comum (senão normal) ter vários arquivos no computador. Pelo mesmo motivo, os prejuízos causados pela perda destes dados, através de formatação, ataque de vírus, quebra de HD etc., também são maiores.
Uma das maneiras mais eficazes de contornar estes problema é através de um software de imagens de HD, que cria um arquivo conteúdo todo o conteúdo do HD. Este arquivo pode ser usado para restaurar todos os arquivos, quando algum problema exige a formatação do sistema e também facilita o processo de transferência de dados de um HD para outro, já que o arquivo criado contém todo o conteúdo do HD original (incluindo programas instalados). Neste tutorial, você conhecerá o funcionamento do Acronis True Image 10 Home, versão doméstica deste software especializado na criação de arquivos de imagem de HDs.
O True Image pode ser baixado em www.acronis.com, é gratuito por 15 dias e compatível com Windows 2000, XP, Server 2003 e Windows Vista. A versão completa do True Image tem um custo de US$ 49,00.


Parte 1 - Instalação
01. Para iniciar o processo de instalação do True Image Home, escolha a opção Install Acronis True Image Home.
02. Esta primeira tela é apenas uma introdução à instalação. basta clicar em Next> para continuar (este procedimento deve ser adotado para o avanço das outras telas de instalação).
03. Para aceitar o contrato de utilização do True Image HOme (obrigatório para a instalação do mesmo), escolha a opção I accept this agreement.
04. Nesta tela, você poderá escolher três opções diferentes de instalação do True Image Home. Clique emComplete para que todos os componentes do software sejam instalados.
05. Aqui você poderá escolher se todos os usuários do computador terão acesso ao True Image (Install for all users that share this computer) ou se apenas você poderá usar o software (Install for the current user only),
06. Nesta tela, você precisa preencher todos os campos marcados com asterisco - a saber, primeiro nome (First Name), último nome (Last Name) e e-mail (E-mail address). Você poderá também ativar o recebimento de informações de produtos da Acronis através do e-mail passado (I want to (...) Acronis products).
07. E tudo está pronto para a instalação. Bata clicar em Proceed para realizá-la.
08. Após o término da instalação, clique em Close para encerrar o processo de instalação.
09. O True Image precisa reiniciar o sistema para funcionar corretamente. para o reinício imediato, basta clicar em Yes nesta janela.


Parte 2 - Criação de Arquivo de Imagem de um HD
01. Quando o True Image Home é iniciado, esta janela sempre surge para lembrar que o programa não está registrado e que o prazo de uso gratuito são de apenas 15 dias. Para passar pelo aviso, clique em Try Now!.
02. Esta é a janela principal do True Image, onde todas as suas opções são exibidas. Para iniciar o processo de backup, clique em Backup, primeira opção disponível na janela, destacada na imagem abaixo.
03. Esta tela é a introdução do assistente de backup; basta clicar em Next> para continuar (este procedimento deve ser repetido para passar pelas outras etapas do assistente).
04. Agora você deve definir qual será o procedimento de backup a ser feito. Agora, vamos nos limitar a fazer um backup de HDs inteiros, escolhendo a primeira opção, My Computer.
05. Agora, você deve selecionar, marcando na parte esquerda, quais HDs terão seus arquivos copiados para o arquivo de imagem. Lembre-se que você precisa ter um HD ou partição livre para armazenar o arquvio de imagem, quando este for criado.
06. Agora você precisa escolher onde o arquivo será armazenado, lembrando que você deve escolher outra localidade para o arquivo senão os HDs que serão copiados. Basta escolher a localidade numa partição livre (bem ao estilo Windows Explorer) e dar um nome ao arquivo (em Folder),
07. Agora, você deve escolher o tipo de arquivo de imagem que será feito.
- Create a new full backup archive: Cria um arquivo completo de imagem, opção obrigatória para quem estiver fazendo o primeiro backup.
- Create an incremental backup: Se você já tem um arquivo completo de imagem, esta opção permite fazer um arquivo menor, onde são guardadas apenas as diferenças entre o último backup (de qualquer tipo) e o atual, exigindo um menor tempo de criação. Porém, você para a restauração de uma imagem, todos os arquivos criados serão necessários.
- Create a differential backup arquive: Esta opção é semelhante à anterior, mas consegue fazer a comparação apenas entre o HD atual e o último backup completo, ignorando backups incrementais feitos neste intervalo.
08. Para automatizar o processo, você pode deixar as opções padrão da criação de arquivos de imagem (Use default options), mas algumas configurações merecem uma olhada mais aprofundada. Por isso, escolha Set the options manually.
09a. Options > Archive protection: Você poderá proteger o arquivo backup com senha, bastando adicioná-la aqui (campos Enter the password e Confirm the password).
09b. Options > Compression Level: Você poderá definir um dos três diferentes níveis de compressão do arquivo de imagem (NormalHigh e Maximun), ou desativá-la (None). Quanto maior o nível de compressão, menor o arquivo de imagem ficará, mas o processo de criação do mesmo consumirá mais tempo.
09c. Options > Additional Settings: Aqui, você pode ativar a validação automática do arquivo de imagem após sua criação, marcando a opção (Validate backup archive upon its creation completion). Este procedimento verificará se o arquivo de imagem copiou de maneira correta os HDs, garantindo a integridade dos dados.
10. Você também poderá adicionar comentários no arquivo de imagem saber com mais detalhes o que o mesmo representa.
11. O processo preparatório está concluído. Basta clicar em Proceed para iniciar a criação do arquivo de imagem.


Parte 3 - Fazendo backup de dados
01. Para fazer o backup de arquivos, escolha novamente a opção Backup, na janela principal do True Image:
02. Agora, escolha a opção My Data, para fazer o backup de dados presentes no computador.
03. Agora, você deve escolher quais diretórios do computador serão usados como base para a criação do arquivo de backup.
04. Agora, você pode criar regras e ativar opções para que alguns arquivos não estejam presentes no backup. Você poderá excluir arquivos e diretórios ocultos (Exclude all hidden files and folders), excluir arquivos e diretórios do sistema (Exclude all system files and folders) e ativar as regras personalizadas de exclusão de arquivos (Exclude files matching the following criteria). As regras já presentes se referem a arquivos temporários, mas você poderá adicionar novas regras a partir do botão Add....
05. Agora, você deve escolher o local onde o arquivo de backup ficará salvo. Note que este procedimento é exatamente o mesmo do processo de criação de imagens de HD e o arquivo de backup de dados é tratado pelo True Image como uma imagem, padronizando a o processo de backup. A partir daqui, o procedimento é exatamente o mesmo do explanado no processo de criação de imagens de HDs.
06. Após a escolha das opções desejadas, basta clicar em Proceed para iniciar o processo.



Parte 4 - Restaurando Imagens Criadas
01. Para restaurar uma imagem já criada, escolha a opção Recovery, na janela principal do True Image.
02. Agora escolha o arquivo de imagem que será restaurado. No caso, será a imagem de um HD.
03. Como a imagem é de um HD, você poderá restaurar todo o seu conteúdo para uma partição (Restore disks or partitions) ou arquivos específicos dentro da imagem (Restore specified files or folders). No caso, vamos selecionar a primeira opção.
04. Agora, você deve selecionar qual HD dentro da imagem será restaurada, lembrando que o True Image permite que mais de um HD tenha seus arquivos copiados para dentro de uma única partição.
05. Após a escolha do HD, você deve selecionar para onde a imagem será restaurada. Nada obriga que outra partição alem da usada para a criação da imagem seja o alvo da restauração.
06. Agora, você deve configurar como ficará a partição restaurada. Nesta tela do assistente de restauração, você deve escolher se a partição será ativa (Active - partição do sistema operacional), primária (Primary - partição primária na tabela de configuração de partições) ou lógica (Lógical - sub-partição na tabela de partições do computador).
07. Nesta tela, você poderá personalizar a partição que receberá a imagem para que a mesma possa continuar tendo algum espaço livre após o processo. Normalmente, as opções padrões são as recomendadas, a não ser que você tenha um conhecimento avançado de partições e queira deixar espaços livres entre as mesmas para alguma configuração de outros programas.
08. Você também deve escolher qual letra será usada para representar a partição. Esta escolha pode ser deixada para depois (opção No thank you. I do not want to assign a letter) ou imediatamente (Yes, I want to (...) the restored partition).
09. Como o arquivo de imagem pode ser usado para a restauração de várias partições, você poderá configurar uma segunda partição para aproveitar o mesmo processo (opção Yes, I want to restore...) ou encerrar o processo de escolha de partições (No, I do not).
10. O processo está quase pronto, e você poderá manter as opções padrões (Use default options), ou configurar as opções de restauração de imagens (Set the options manually).
11a. Options > Restoration Priority: Aqui, você poderá definir a prioridade de processamento que o processo de restauração terá (variando entre LowNormal e High). Quanto maior o processamento separado para o processo, mais rápida a restauração será feita, mas outros processos que estiverem sendo feitos ao mesmo tempo ficarão mais lentos.
11b. Options > Additional settings: Aqui você poderá ativar o processo de validação da imagem antes da restauração (Validate backup archive before restoration) e fazer a checagem do sistema de arquivos da partição após a restauração (Check file system after restoration). Ambas as medidas tem o objetivo de garantir a integridade dos dados.
12. A preparação para a restauração está pronta. Basta clicar em Proceed para iniciar a restauração. Se a partição que será restaurada for a do sistema operacional, o computador deverá ser reiniciado no início do processo para que mesmo possa ser feito.



Parte 5 - Outras funcionalidades
01. O True Imagem Home apresenta uma vasta gama de opções extras para o gerenciamento das imagens criadas e das partições existentes no computador. Estas opções estão em Create and Configure Backup Locations e Explore and validate backup Archives.
- Create and Configure Backup Locations:
02. Aqui, você poderá criar partições próprias para o recebimento de arquivos de backup, que não estarão disponíveis para outros aplicativos (Manage Acronis Secure Zone) e configurar diretórios que terão regras especiais para o gerenciamento de backups armazenados no mesmo (Create backup Location).
03. Primeiramente, você deve escolher qual pasta terá regras próprias para o armazenamento de backups.
04. Agora, você pode ativar até três regras diferentes para o armazenamento de backups. Os arquivos de imagens poderão ser barrados se a soma dos mesmos ultrapassar a quota estipulada (Location size quota), se o número de backups ultrapassar o valor estipulado (Maximum number of backups) ou se um backup for velho demais (Storage period limits).
05. Após todas as opções estarem configuradas, basta clicar em Proceed para encerrar o processo.
- Explore and validate backup Archives
06. Aqui, você poderá abrir arquivos de backup para extrair seu conteúdo, como num programa de compactação de arquivos (Explore Backup Archive), validar um arquivo já feito para garantir a integridade de seu conteúdo (Validate backup Archive) e até mesmo montar um arquivo de imagem de um HD para que o mesmo seja acessado como um HD de verdade (Mount Image).
07. Primeiramente, você deve escolher um arquivo de imagem já pronto que seja de uma partição.
08. Agora, você deve escolher qual partição presente no arquivo de imagem será montada dentro do sistema.
09. Por questões de segurança, você poderá escolher se a partição será montada apenas com acesso de leitura (Mount in read-only mode) ou se a modificação de arquivos também será permitida (Mount in read/write mode). Lembre que se a partição for montada também com acesso à modificação de arquivos, o arquivo backup será modificado.
10. Para encerrar o processo, basta clicar em Proceed...
11. ... e o arquivo de imagem estará disponível como um HD comum. Note que o mesmo é destacado com um ícone especial, e que o processo poderá ser desfeito bastando clicar em Unmount, no menu de contexto do HD dentro do próprio Windows.




Fonte: Fórum do Baboo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...