sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Qual será o melhor navegador para internet?

Qual o melhor navegador de internet?

Navegadores
Esta é uma pergunta que rodeia a cabeça de muitas pessoas.
Veja os dados das pessoas que acessam o BLOG do Professor Marcos Bicalho abaixo:
Firefox
 (36%)
Chrome
 (35%)
Internet Explorer
 (25%)
chromeframe
 (1%)
Opera
 (<1%)
Safari
 (<1%)
NS8
 (<1%)


Neste artigo eu mostrarei a minha opinião sobre qual o melhor navegador. Não cheguei a tal conclusão do nada, foi com muitos meses de testes para chegar a uma conclusão. Vamos ver mais:
Todos os navegadores no mercado (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari, Opera, etc) possuem suas vantagens e desvantagens. Por enfiar goela abaixo dos usuários o seu navegador, a Microsoft ainda mantém a liderança no mercado com o Internet Explorer, mas o Mozilla Firefox e o Google Chrome vem crescendo vertiginosamente, ameaçando seriamente a sua hegemonia.

Para quem está procurando leveza não tem jeito, a opção é o Google Chrome. Apesar dos outros terem desenvolvidos novas versões para bater de frente com ele, ainda segue líder nesse quesito. Recentemente, o IE e o Firefox lançaram suas versões baseadas no visual do Chrome (IE9 e Firefox4), retirando o menu e deixando a área de trabalho mais limpa. Apresentaram uma melhora significativa na leveza, ou seja, abriam e executavam tarefas muito mais rápido, com uma leve vantagem do Firefox4 sobre o IE9, e este sobre o Opera10, mas mesmo assim não superaram a velocidade do Chrome. 

Para quem está procurando consumo de memória, de novo o Chrome10 sai na frente, seguido pelo IE9 e o Opera10, fechando com o Firefox4. Nos testes, foi analisado o uso dos navegadores com 5 abas abertas e sem nenhum outro programa aberto. O Chrome10 usou em média 133mb de memória, o IE9 usou 149mb, o Opera10 usou 167 e o Firefox4, lanterna dessa vez, usou em média 263mb de memória.

Para quem está procurando consumo de energia, segundo testes realizados pela própria Microsoft, o IE9 sai campeão, pois consome bem menos energia do que os concorrentes. É seguido pelo Firefox4, Opera10 e Chrome10. Mas há uma dúvida muito grande quanto a veracidade desses testes, pois os mesmos foram realizados pela Microsoft, e o seu produto faz parte dos testados. Um dos testes compreendia o uso do navegador num notebook usando a bateria. O IE9 fez a bateria durar 3:45hs, seguido pelo Firefox4 com 3:35hs e pelo Chrome, com 2:45hs.

Para quem está procurando rapidez (carro chefe de qualquer navegador), vitória mais uma vez para o Google Chrome. Pode até parecer que a Google está me pagando pra dizer isso, mas não, o Chrome é sim desenvolvido com melhores scripts do que os concorrentes, e o fato, assim como o Firefox, de deixar seu código aberto, dá margem para melhoras cada vez mais significativas pelos principais interessados: os usuários. Em testes de inicialização de páginas (página padrão para todos os navegadores), o Chrome10 leveou em média 10 segundos, seguido pelo Firefox4 com 11 segundos e do IE9 com 12. O Opera10 levou 15 segundos.

Em termos de segurança, não há consentimento nem testes sobre qual o melhor, mas segundo opiniões diversas na internet, o mais indicado (sem especificar versão) seria mesmo o Chrome, seguido pelo Firefox e o Opera. O IE estaria em último lugar, justamente por não possuir uma programação aberta, que proporcione aos usuários mais preparados ajustar o código para correção de falhas, dependendo sempre da equipe de programação da Microsoft.

Recebi uma indicação muito boa de um colega de BLOG, sobre o campeonato que premia hackers para tentarem invadir os navegadores, e as informações acima se confirmam com os resultados observados. - Procure por "pwn2own" no Google.

Segundo esses testes e opiniões, e de acordo com o seguinte quadro de pontuações (1º lugar: 4 pontos, 2º lugar: 3 pontos, 3º lugar: 2 pontos, 4º lugar: 1 ponto), o campeão disparado é o Chrome, com 17 pontos. Firefox segue em segundo com 13 pontos, seguido pelo IE com 12, e o Opera com 8 pontos. Para esse cálculo foi contada a colocação que o navegador alcança em cada quesito acima, por exemplo, o Chrome alcançou 4 vezes o primeiro lugar e uma vez o quarto lugar (4 x 4 = 16, 1 x 1 = 1, 16 + 1 = 17).


Internet Explorer 8 e 9
Internet Explorer 9 - logo

Tive a oportunidade de testar o IE 8 e 9. Quer saber o que eu achei de diferença entre os dois? A aparência, apenas. O IE 9 ficou muito bonito e simples, mas a lentidão (porque eu não chamo aquilo de velocidade) ainda é a mesma. Nem tive a paciência de testa-lo como fiz com os outros, pois todos já sabem que o Internet Explorer não presta. Mesmo assim muitas pessoas ainda usam o IE, seja a versão 8 ou 9 e há quem diga também que ele é o navegador mais seguro, mas não acredito. 25% dos acessos ao nosso BLOG provêm do Internet Explorer. Eu mesmo não tenho paciência de está na internet com um navegador tão lento só por causa da segurança. Para isso existem os antivírus. Bem, deixemo-lo para lá e vamos para o próximo navegador.

Mozilla Firefox

Mozilla Firefox
Este já foi o melhor navegador, mas depois adotou o sistema de atualizações do Google Chrome que sempre tem novas atualizações. Mas com o Firefox isso não deu certo. No final de cada mês era lançada uma nova versão final do Firefox, que ao invés de ter alguma melhoria só teve coisas negativas. E essas atualizações constantes foram feitas para compensar a demora do lançamento da versão 4.0. Achava a Mozilla que estava fazendo boa coisa, pois além de animar novamente os usuários do Firefox iriam chamar a atenção dos usuários de outros navegadores com as atualizações constantes. Infelizmente não foi bem isso que aconteceu: o Firefox perdeu mais usuários do que ganhou. Muitas pessoas dizem que já não aguentavam mais o Firefox desde a versão 3.6, mas na minha opinião, ele só ficou ruim a partir da versão 5.0, que foi a primeira versão de atualização rápida que a Mozilla fez do Firefox. Até a versão 4.0 estava tudo bem.
Mas por que outras pessoas e eu não gostamos mais do Firefox? Porque ele começou a ficar lento e travando constantemente e a pior coisa é navegar na internet e ter longos e constantes travamentos atrapalhando o que você está fazendo, fora que para abrir e fechar abas é uma lentidão, ele fecha e abre abas tão devagar que termina mais uma vez (adivinha o que) travando.

Google Chrome

Google Chrome - logo
Testei o  Google Chrome  por curiosidade assim que lançou e também por causa dos grandes elogios. As pessoas dizem que ele é o melhor navegador, que ele é bom, que ele é rápido. Eu concordo. O Google Chrome é um navegador rápido e ocupa pouquíssima memória.
Infelizmente nem tudo é perfeito, volta e meia, só que cada vez mais fica mais raro ter alguma incompatibilidade com algum site. Confesso que faz uns 6 meses que não encontro um site que não abre por completo do Chrome.
A eficiência do Chrome faz com que ele seja responsével por mais de 35% dos acessos a este Blog, quase sendo o rpiemrio, perdendo apenas para o Firefox, por enquanto.

Safari

Safari - logo
Nunca tinha testado o Safari antes. Ele é um navegador muito bonito, tem muito design e todas as páginas funcionam perfeitamente. A única coisa ruim que eu achei nele foi uma certa lentidão no carregamento da página, semelhante ao do Internet Explorer. Se ele melhorar isso, ele será um ótimo navegador com certeza. É meio complicado de mexer também, as suas configurações são um pouco diferente dos outros navegadores, mas acho que isso é só o costume. (Opinião de outros, pois eu mesmo nunca testei)

Opera

Opera - logo
Ele possui muitos defeitos também que devem ser corrigidos com pressa, mas tirando esses erros – que são pequenos em relação aos travamentos e a lentidão de carregar as páginas – ele é um ótimo navegador.

Ajuda neste post: Blog do Isaias e Blog F ique Sabendo

Bem, esta é minha opinião sobre os navegadores. E você, qual a sua opinião sobre qual é o melhor navegador? Deixe nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...