Dizem que a proposta do Marketing e atender e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores.
Muito legal a definição. Mas o que seria necessidade e desejo?
O próprio DicionárioWEB define necessidade como:
Aspiração natural e muitas vezes inconsciente: comer é uma necessidade fisiológica.
O que é necessário.
Ter necessidade de, precisar.
Ter necessidade de alguém, de alguma coisa, sentir-lhe a falta.
Necessidades naturais, coisas indispensáveis à vida.
Fazer suas necessidades, urinar, defecar.
Desejo ardente.
Calma aí, desejo ardente?
Então necessidade e desejo seriam a mesma coisa? Claro que não, pelo menos no marketing.
Necessidade e desejos podem ser definidos através de duas perguntas:
O que você precisa? Ou o que você quer?
Quando você precisa é necessidade e quando quer é desejo.
Veja o caso das mulheres: ao olhar dos homens elas não precisam de mais de 10 pares de calçados, mas para elas isso é necessidade, não é desejo.
Então vamos tentar entender que necessidade para um pode ser desejo para outro e vice-versa.
Eu tenho um amigo que até hoje nunca teve um celular, pra ele é desejo e pra você, o que é o celular?
Quando você pensa em comprar um carro, a sua necessidade é ter um meio de transporte, mas quando você pede direção hidráulica, 4 portas etc, daí já é desejo.
A partir do momento que você entende se seu produto é uma necessidade ou um desejo, poderá usar novas ferramentas para vender muito mais e atingir diretamente o seu público alvo de maneira eficaz.
Pense nisso e sucesso a todos.
Professor Marcos Bicalho
0 comentários:
Postar um comentário