segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Necessidades e desejos, eis a questão.

Muito tenho falado em minhas aulas sobre necessidade e desejo, e agora vou expor aqui no BLOG do Professor Marcos Bicalho alguns pensamentos comuns sobre esse assunto.


Dizem que a proposta do Marketing e atender e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores.


Muito legal a definição. Mas o que seria necessidade e desejo?


O próprio DicionárioWEB define necessidade como:

Aspiração natural e muitas vezes inconsciente: comer é uma necessidade fisiológica.
O que é necessário.
Ter necessidade de, precisar.
Ter necessidade de alguém, de alguma coisa, sentir-lhe a falta.
Necessidades naturais, coisas indispensáveis à vida.
Fazer suas necessidades, urinar, defecar.
Desejo ardente.

Calma aí, desejo ardente?

Então necessidade e desejo seriam a mesma coisa? Claro que não, pelo menos no marketing.

Necessidade e desejos podem ser definidos através de duas perguntas:
O que você precisa? Ou o que você quer?

Quando você precisa é necessidade e quando quer é desejo.

Veja o caso das mulheres: ao olhar dos homens elas não precisam de mais de 10 pares de calçados, mas para elas isso é necessidade, não é desejo.

Então vamos tentar entender que necessidade para um pode ser desejo para outro e vice-versa.

Eu tenho um amigo que até hoje nunca teve um celular, pra ele é desejo e pra você, o que é o celular?

Quando você pensa em comprar um carro, a sua necessidade é ter um meio de transporte, mas quando você pede direção hidráulica, 4 portas etc, daí já é desejo.

A partir do momento que você entende se seu produto é uma necessidade ou um desejo, poderá usar novas ferramentas para vender muito mais e atingir diretamente o seu público alvo de maneira eficaz.

Pense nisso e sucesso a todos.

Professor Marcos Bicalho

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...